29 de maio de 2020

Vereador se dispõe a ajudar a SAAP a viabilizar projeto de mapeamento e diagnóstico fitossanitário de árvores de Alto dos Pinheiros

Na terceira conversa da série de diálogos que a SAAP está fazendo com vereadores, o parlamentar Gilberto Natalini (PV) fez duras críticas à política municipal para o meio ambiente, elogiou a SAAP e se dispôs a nos ajudar a trazer  para Alto dos Pinheiros um projeto de mapeamento de árvores.

Na conversa, feita por vídeo com membros da associação, Natalini ressaltou que a SAAP tem “tamanho, inteligência, expertise e recursos humanos e até financeiros para cuidar do patrimônio arbóreo” de Alto dos Pinheiros.

O vereador ainda citou um projeto de mapeamento de árvores que está sendo feito na City Butantã. “Eles estão fazendo uma investigação fitossanitária, desenvolvendo uma técnica para ver a saúde das plantas. Depois, vão partir para o tratamento delas.”

Natalini lamentou que o projeto estivesse parado, por causa da pandemia, mas disse que poderia fazer uma emenda ao orçamento para “ajudar a pagar” por um projeto semelhante de mapeamento em Alto dos Pinheiros.

Ele ressaltou a importância de associações tomarem a frente nesse tema, pois “infelizmente, a municipalidade não está se dedicando à arborização”. Ele ainda disse que a prefeitura “abandonou o viveiro municipal” –a SAAP está em conversas com o poder público para doar mudas ao órgão.

Fim de isenções

Como nas outras conversas com parlamentares, os aumentos do IPTU também fizeram parte da pauta da reunião com Gilberto Natalini. Para ele, parte dos problemas está nas isenções.

“Em São Paulo, mais de 1/3 dos imóveis está isento de pagar o tributo. Tem nesse meio gente que pode arcar. Eu votei contra isentar, há mais de 1 milhão de imóveis que não pagam IPTU.”

O vereador ressaltou que a situação chegou ao “insuportável” e que “precisa fazer rediscussão sobre o IPTU”, mas disse não ver ainda uma mobilização social em torno do tema. “A Câmara funciona por pressão”, disse, defendendo uma revisão das isenções como modo de buscar um escalonamento mais justo.