11 de maio de 2015
SAAP se une à Ciclocidade para garantir uma ciclovia de qualidade em 2015
Alto de Pinheiros, maio de 2015
Desde março deste ano a SAAP se uniu à Ciclocidade, a Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, para agregar forças com o objetivo de garantir que até o fim de 2015 a “Ciclovia da Pedroso” seja concluída — com a mesma qualidade que o trecho da Faria Lima, perto do Iguatemi.
A SAAP acredita que essa ciclovia, prevista há 21 anos, será uma grande adição para o bairro, pois tem uma característica muito especial: trata-se de uma infraestrutura quase inteiramente construída em canteiro central, segregada da via, e contando com iluminação e semáforos próprios. Um espaço seguro e agradável para quem quer optar pelo transporte por bicicleta, ou apenas aproveitar a pedalada para o lazer.
Vale lembrar que o que chamamos de “Ciclovia da Pedroso” é na realidade apenas um trecho que uma longa ciclovia que deve ligar o Ceagesp ao Shopping Morumbi e ao Parque do Ibirapuera, com mais de 18 km de extensão, sem contar os diversos ramais. Esses vão conectar a ciclovia a estações de trem, metrô, parques, equipamentos públicos e áreas residenciais do bairro. É o caso das avenidas Arruda Botelho, Prof. Manoel Chaves, Prof. Hermann Jr, entre outras, que estão ganhando ciclovias também.
Sua história e planejamento data de pelo menos 1994, quando foi determinada sua execução como exigência técnica para a licença ambiental da Operação Faria Lima. Um dos trabalhos conjuntos da SAAP com a Ciclocidade foi documentar esse histórico, e todos as etapas de planejamento, processos administrativos e trechos realizados até hoje.
Segue um breve resumo do estado atuais das obras:
- Trecho 1 – av. Gastão Vidigal: completo, faltando iluminação
- Trecho 2 – av. Fonseca Rodrigues e Pedroso de Morais: paralisado pelo TCM em 2014 (que questiona a maneira como o piso está sendo refeito). Os ramais da Arruda Botelho, Prof. Manoel Chaves e Hermann Jr tiveram as obras iniciadas mas também foram paralisados pelo TCM.
- Trecho 3 – av. Faria Lima (da Pedroso à rua dos Pinheiros): em obras
- Trecho 4 – av. Faria Lima (da Cidade Jardim à JK): em obras
- Trecho 5 – av. Faria Lima (da JK à Helio Peregrino): prevista para o 2o semestre. Inclui a conexão com o parque do Povo e a rua Funchal
- Trecho 6: av. Helio Peregrino (até o parque do Ibirapuera): prevista para o 2o semestre.
Por causa da interrupção das obras pelo TCM, solicitamos à CET e à Subprefeitura de Pinheiros que executassem serviços emergenciais no percurso da av. Pedroso de Morais, em trechos sem sinalização ou rebaixamento de guias, para garantir a segurança de pedestres e ciclistas enquanto esse trecho da avenida não é retomado.

Retorno na rua Mario Guastini. Apesar de ser um passeio muito utilizado por caminhantes, não há faixa de pedestres.
A SAAP e a Ciclocidade também se reuniram com a Subprefeita de Pinheiros e com o vereador Police Neto no sentido de acompanhar as etapas do projeto e a qualidade da execução. Participamos de audiências públicas relacionadas a essa ciclovia específica. E estamos sempre conversando com os engenheiros da obras para garantir seu bom andamento, observando em primeiro lugar a segurança de todos, mas também o cuidado com a vegetação e as árvores, e a manutenção do canteiro de obras.
Veja também
4 de setembro de 2019
Há mais de uma década, Alto dos Pinheiros vem perdendo árvores, afirma urbanista
22 de maio de 2017
Após reivindicação, Parque Pôr do Sol ganha nova iluminação pública
17 de maio de 2016
Forte temporal derruba quase 20 árvores na região
22 de setembro de 2021
Campanha espalha corações gigantes por São Paulo; 4 estão em Alto dos Pinheiros
24 de janeiro de 2020