15 de julho de 2020

Após ofício de associações, Secretaria de Segurança Pública afirma que editará decreto para retomar cadastramento de vigias de rua, interrompido desde meados de 2019

O cadastramento de vigias de rua está parado desde agosto de 2019, quando uma reorganização interna na Polícia Civil, responsável pelo serviço, não atribuiu essa função a nenhum de seus órgãos. Após ofício da SAAP e da Ame Jardins (representante dos moradores dos Jardins), a Secretaria da Segurança Pública afirmou que o assunto será tratado em um decreto, mas não deu um prazo para a solução do problema.

No começo de 2018, a Ame Jardins começou o cadastramento em parceria com a Polícia Civil, cujo órgão responsável era o Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade). Era uma maneira de os cidadãos conseguirem saber, afinal, quem eram os vigias responsáveis por parte importante de sua segurança. A iniciativa inspirou a SAAP a fazer o mesmo em Alto dos Pinheiros.

Em agosto de 2019, porém, uma reestruturação interna transformou o Decade em Departamento de Operações Especiais Estratégicas (Dope), mas não deu atribuição ao novo órgão para continuar o cadastramento de vigias que, então, ficou paralisado.

Após muitas cobranças, a SAAP e a Ame Jardins enviaram, em 23 de julho, um ofício ao secretário executivo da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin, cobrando uma resposta ao problema. Em 26 de julho, ele respondeu que “o assunto é relevante e tem merecido nossa atenção. Tanto assim que está sendo tratado na minuta de Decreto do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania”.

Se é uma boa notícia sabermos que o assunto não está esquecido dentro da Secretaria da Segurança Pública, ressalta-se, porém, que ainda não foi dado um prazo para solucionar o problema.

A SAAP agradece a prontidão com que o secretário executivo Youssef Abou Chahin respondeu ao ofício. Reafirmamos aos moradores de Alto dos Pinheiros nosso compromisso de conseguir que o cadastramento, importantíssimo para nosso bairro, seja retomado o mais rápido possível.