3 de fevereiro de 2014
A SAAP e as faixas exclusivas para ônibus
A SAAP, juntamente com as associações AMadá, associação do Sumarezinho e Vila Madalena, e AAJB, do Jardim da Bandeiras, está dialogando com a CET sobre a implantação de faixas exclusivas para ônibus no viário Heitor Penteado, uma vez que a mesma acarretará impactos nas áreas dos bairros do entorno.
A SAAP acredita que o transporte coletivo deva ser uma prioridade na cidade e não é contra a ideia das faixas exclusivas para ônibus.
Porém a implantação dessas faixas deve ser feita em locais que as comportem e considerando as opções de transporte locais. No caso da Heitor Penteado, as seguintes questões se colocam:
– A Heitor Penteado é uma via estrutural, porém é estreita, com apenas duas faixas de cada lado.
– A implantação das faixas exclusivas implica a interdição de conversões à esquerda no sentido centro-bairro.
– Isso acarretou na mudança do viário local, transformando vias locais em vias de passagem (ruas Rifania e Pedro Soares de Almeida, por exemplo)
– Essa era a rota de acesso, por uma via coletora, para o bairro de Alto de Pinheiros, e agora todos os acessos ao bairro só são feitos por vias locais
– Não há ônibus que ligam o bairro de Alto de Pinheiros ao metrô Vila Madalena, então fica difícil optar por deixar o carro em casa e pegar o transporte coletivo
– Não há opções de transporte coletivo da Heitor Penteado em direção à estação CPTM Cidade Universitária, e muito menos à própria USP
– O único ônibus que descia em direção ao Alto de Pinheiros (percorrendo apenas um trecho pequeno do bairro), a linha 828P Lapa-Barra Funda, não pode mais fazer a conversão para descer, teve de mudar de trajeto o que afetou negativamente os usuários e aumentou o tempo do trajeto, que já era longo. Atualização: os ônibus estão autorizados sim a fazer a conversão à esquerda. Ainda assim, esta linha não é uma opção satisfatória para o bairro, pois o intervalo entre os ônibus costuma chegar a 50 minutos e no sentido Barra Funda > Lapa, o ponto é distante da estação de metrô Vila Madalena. Sem contar que percorre um trecho mínimo do bairro.
– Toda essa falta de opções de transporte coletivo obriga os moradores da cidade que vêm de diversos bairros a cruzar a Heitor Penteado em direção à marginal Pinheiros de carro, o que se tornou inviável
A SAAP defende uma maior mobilidade para a cidade. Por isso luta por ciclovias, luta por faixas de pedestre e por linhas de ônibus, entre outras opções coletivas, motorizadas e sobre trilhos. Mas criar uma faixa exclusiva de ônibus, sem criar linhas de ônibus ou oferecer outras alternativas de transporte, não é uma solução. Por isso vamos conversar com a CET e a SPtrans para procurar a melhor solução.
Foto: Marina Leite / vc repórterVeja também
30 de agosto de 2023
Conheça as empresas parceiras do Programa de Fidelidade da SAAP
29 de agosto de 2013
Estacionamento de guindaste interdita rua dos Macunis
16 de julho de 2021
Câmara aprova, em primeira votação, projeto que transforma Pôr do Sol em parque
10 de outubro de 2013