9 de junho de 2014

Qual é a minha rua?

Gazeta de Pinheiros, 03/06/2014, por Rodrigo Luiz Vianna

Descubra quem foram as pessoas que são os nomes das importantes vias do bairro

Quase que diariamente, nos colocamos em situações onde é necessário fornecermos nosso endereço. Seja para um cadastro em um site na internet, ou mesmo para trocarmos a conta do celular. Entretanto, você já pensou no nome que está por trás do endereço?

Veja abaixo alguns exemplos em Pinheiros

teodoro sampaioRua Teodoro Sampaio: Na capital paulista, Teodoro Sampaio chefiou algumas obras e foi Chefe da Repartição de Águas e Esgotos; realizou os trabalhos pioneiros do primeiro mapeamento sistemático do Brasil. Data da década de 1950 a instalação das primeiras lojas de móveis na Rua Teodoro Sampaio, deslocadas do Largo de Pinheiros e do “Largo da Batata” (antigos locais de comércio de alimentos e de madeiras), essas lojas, ao longo dos anos ocuparam grande parte da Rua, dando-lhe uma característica especial dentre os logradouros da cidade de São Paulo.

Prefeito Faria Lima

Avenida Brigadeiro Faria Lima: Com 21 anos de idade iniciou sua carreira na FAB, chegando em 1958 a brigadeiro do ar. Na década de 30, juntamente com Eduardo Gomes e outros, voou muito pelo interior do país, fazendo as linhas do Correio Aéreo Nacional. Na FAB fez cursos de aviador militar, de observador e de engenharia aeronáutica, especializando-se em engenharia na Escola Superior de Aeronáutica da França. Participou da criação do Ministério da Aeronáutica, como assistente técnico do então Ministro Salgado Filho. Foi chefe da comissão da Aeronáutica nos EUA e comandante do Campo de Marte. Chamado por Jânio Quadros, assumiu a presidência da VASP. Em março de 1965 foi eleito prefeito de São Paulo.

Rua Henrique Schaumann: Em 1884 foi nomeado pelo governo imperial Comissário oficial para os exames dos candidatos ao professorado de Química e Física em escolas superiores. Depois de proclamada a República foi eleito vereador da cidade de São Paulo. Participou ativamente de campanhas contra as epidemias de peste e de tifo, muito comum na cidade no final do século retrasado. Em 1894 foi nomeado diretor do Laboratório Estadual, além de exercer a função de juiz de paz, sócio-fundador do Hospital Samaritano e colaborador ativo em vários empreendimentos sociais.

Retrato_do_Cardeal_Arcoverde

Rua Cardeal Arcoverde: Laureado em Filosofia e Teologia pela Universidade Gregoriana, foi ordenado padre em abril de 1874, na Basílica de São João Latrão. Regeu a diocese de São Paulo, até 24 de junho de 1897, quando foi promovido a arcebispo do Rio de Janeiro, por morte de D. João Esbevard. Fez a sua entrada solene no arcebispado do Rio em 16 de dezembro de 1905. A sua elevação ao cardinalato conferiu ao Brasil a honra de ser o primeiro país da América Latina a dar um de seus prelados à classe elevadíssima de cardeais.

 

Avenida Doutor Arnaldo: Destacou-se como diretor clínico da Santa Casa de São Paulo, pelas ampliações e reformas que promoveu em seus serviços assistenciais e, pela modelar organização que imprimiu à Faculdade de Medicina de São Paulo, que fundou e da qual foi primeiro diretor. Participou com destaque da fundação da Sociedade de Medicina e Cirurgia e, da criação da Policlínica do Estado. Apoiou todos os problemas médico-sociais de seu tempo. Renovou os métodos cirúrgicos em São Paulo, introduzindo-lhes as mais recentes conquistas científicas, praticando, pela primeira vez, entre nós, a gastrectomia.