7 de dezembro de 2016

Sabesp está modernizando tubulações; obras terminam no fim de dezembro

Boa parte das tubulações de água e esgoto de Alto dos Pinheiros tem a mesma idade do bairro – ou seja, mais de 70 anos. Essa rede antiga já dá problemas há muito tempo e, por isso, a Sabesp começou a substituí-la por estruturas novas.

As obras estão ocorrendo nas ruas que ficam na região delimitada pelas avenidas Professor Frederico Hermann Júnior, Pedroso de Moraes, Professor Manuel José Chaves e Marginal Pinheiros. A previsão é que fiquem prontas ainda em dezembro.

“Na região, há tubulações das décadas de 40 e 50”, afirma o engenheiro da Sabesp Carlos Alberto Sousa, que está cuidando dos serviços. O trabalho, no entanto, vai além da modernização. O encanamento muitas vezes passa sob as calçadas, e portanto às vezes é prejudicado pelas raízes das árvores. “Estamos transferindo a rede para debaixo do asfalto a fim de resolver esse problema”, diz Sousa.

A tarefa consiste em abrir buracos nas extremidades das ruas para que os canos sejam instalados sem necessidade de fazer outros furos no pavimento, amenizando, assim, os inconvenientes para as pessoas que vivem na região ou trafegam pelas vias.

A empreitada começou em meados de novembro. “Já instalamos a rede nova e agora estamos trocando os ramais e ligando as residências ao novo sistema”, conta o engenheiro.

Esse processo de ligação requer que o fornecimento de água seja suspenso. A Sabesp vai mandar panfletos aos moradores informando a data da troca. Se a tubulação que une a rede à residência estiver muito deteriorada, o órgão também vai substituí-la, sem custo aos proprietários do imóvel.