18 de março de 2019

Em reunião com a SAAP, novo prefeito regional de Pinheiros revela quais serão as prioridades de sua gestão

Zeladoria e fiscalização de usos de espaços públicos e privados estão entre as prioridades do novo prefeito regional de Pinheiros, João Grande, que em 28 de fevereiro recebeu a SAAP na sede do órgão. Durante o encontro, ele acenou para a hipótese de realizar reuniões mensais com associações dos bairros sob sua responsabilidade, entre eles, Alto de Pinheiros. Seria uma forma de estabelecer um canal para acolher reivindicações de moradores da região – que engloba ainda Itaim Bibi, Vila Madalena e Pinheiros.

Grande assumiu o cargo em 17 de janeiro, em um momento no qual o prefeito Bruno Covas promoveu várias modificações em seu secretariado, herdado do ex-prefeito e atual governador do estado, João Doria.

Na reunião do mês passado, a SAAP foi representada por Maria Helena Osório Bueno, presidente da associação, Márcia Kalvon Woods, vice-presidente, Silvia Zanotti Magalhães, tesoureira, Marcelo  Campagnolo, novo membro da diretoria, e Ignez Barretto, presidente do conselho consultivo. Elas destacaram que as prioridades do novo titular da prefeitura regional estão alinhadas com as principais demandas de quem vive em Alto dos Pinheiros. Intensificar a fiscalização, por exemplo, ajudaria a conter uma situação recorrente nas franjas do nosso bairro, que faz fronteira com a boêmia Vila Madalena.

“Os bares até fecham no horário estipulado, mas aparecem vendedores ambulantes de bebida, e as pessoas continuam nas ruas. Isso precisa ser fiscalizado”, enfatizou Márcia.

Já a zeladoria, outro ponto considerado prioritário, tem profundo impacto no cotidiano dos cidadãos, embora, em uma primeira leitura, possa parecer algo menos relevante diante das grandes questões enfrentadas por uma metrópole como São Paulo.

Só para se ter uma ideia da importância do tema, no ano passado, a SAAP recebeu nada menos do que 162 denúncias ligadas à zeladoria. A grande maioria (132) foi resolvida pela Regional de Pinheiros, para onde foram encaminhadas todas as demandas.

Tempestades e queda de energia

Ainda sob o impacto dos estragos provocados pelas tempestades de fevereiro, Grande abordou na reunião a questão das podas de árvores em Alto dos Pinheiros, uma das áreas mais verdes da cidade. O novo prefeito regional adiantou que vai conversar com a Enel (antiga Eletropaulo) sobre o assunto. Não raras vezes, galhos ficam muito próximos ou caem sobre a rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia, situação frequente no nosso bairro. Por isso, é necessário apoio da concessionária para que o trabalho de poda seja realizado.

Nós, da SAAP, saímos otimistas da reunião com o novo prefeito regional de Pinheiros. Nossa expectativa não é só a de manter o bom diálogo que sempre tivemos com o órgão, mas de aprofundá-lo cada vez mais. Afinal, acreditamos que a parceria entre poder público e sociedade civil é a chave para a construção de uma cidade melhor.