25 de agosto de 2012

A SAAP e o Alto dos Pinheiros

A SAAP é uma entidade cívica, que promove o exercício da cidadania, disseminando o conhecimento dos canais de informação, participação e demanda, colocando-se como o elo entre os munícipes e os organismos públicos, tais como a Subprefeitura, o Ministério Público, as Polícias e outros órgãos públicos afins. Nosso trabalho tem quatro focos de atuação principais.

1.     Preservação das características do bairro-jardim

O Alto dos Pinheiros é um dos poucos bairros essencialmente residenciais de São Paulo. Grande parte dele fica em ZER 1 e sua massa arbórea é fundamental para impedir a formação de ilhas de calor e para a biodiversidade da cidade. Queremos preservar as qualidades ambientais, urbanísticas, de habitabilidade, convivência e tranquilidade desse raro “bairro-jardim”. Para tanto a SAAP:

  • Defende o correto uso e ocupação dos imóveis e espaços públicos e privados, conforme a lei, o zoneamento, as definições de loteamento e a vocação residencial e verde do bairro;
  • Participa de lutas políticas, junto a outras associações de bairro, que digam respeito à ocupação do solo no município de São Paulo;
  • Participa das discussões relacionadas ao Plano Diretor da Cidade e faz propostas para o Plano do Bairro;
  • Promove a ocupação e o bom uso dos espaços e bens públicos, assim como sua preservação.

2.     Segurança e tranquilidade

A segurança do bairro vem sendo discutida há anos pelos moradores e pela SAAP em reuniões com o Secretário de Segurança, com a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Metropolitana.

  • A SAAP e os moradores do bairro participam das reuniões do CONSEG-PI para reivindicar aos vários representantes do poder público presentes ações que melhorem a segurança do bairro;
  • Palestras sobre segurança são promovidas pela SAAP com as polícias para esclarecimento dos moradores;
  • Discute com seus sócios soluções de segurança de base comunitária;
  • Defende boas condições, analisa e propõe soluções inteligentes para o trânsito intenso de veículos no bairro, bem como o transporte e locomoção a todos que moram ou trabalham na região.

3.       Zeladoria urbana

A SAAP promove a sustentabilidade e a defesa do meio ambiente, assim como as boas condições de habitabilidade no bairro.

  • Ajuda os moradores a comunicar e denunciar problemas de manutenção geral do bairro, como iluminação deficiente, corte ou poda de árvore, limpeza e conservação das praças e ruas, tapar buracos na rua, bueiros, canos estourados, controle de roedores e de pernilongos e mosquitos.
  • Defende o cuidado às áreas verdes, a limpeza urbana, a qualidade do ar, sonora e visual, assim como a iluminação, a acessibilidade e preservação de ruas e passeios.

4. Cidadania e convivência

Acreditamos na cultura de paz, baseada na integração e interação social, convivência, tolerância e respeito, dentro dos princípios da lei, ética, cidadania e educação. Por isso a SAAP:

  • Realiza eventos que visam inspirar, educar e promover uma maior convivência entre os moradores a fim de ocupar as ruas e praças do bairro, tornando-o mais seguro e agradável.
  • Produz veículos de comunicação – boletim, blog e site – para informar e fomentar a troca de ideias entre os moradores do bairro.