26 de janeiro de 2015

Novo Manual de Arborização Urbana de São Paulo

Comentário SAAP: Este ano queremos nos dedicar a cuidar de nossas árvores e plantar ainda mais no bairro. Para isso, nos apoiamos no recém-lançado manual técnico da prefeitura de São Paulo, que se coloca como “um importante instrumento de difusão, orientação e sensibilização para a importância e o papel das árvores em nossa cidade, sobretudo como um dos componentes fundamentais na regulação do clima, na manutenção da qualidade do ar e na promoção da saúde e do bem estar humano”. Esse manual é para todos, leigos e técnicos. Para usar quando for reformar a calçada, quando equipes de manutenção estiverem fazendo podas na rua, para criar novos espaços arborizados no bairro. É importante lembrar: Se a poda e o corte de árvores só podem ser executados pela prefeitura, o plantio de árvores é livre, não exige autorização, todo munícipe pode fazer!.

 

Fonte: Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, janeiro de 2015

Publicação reúne normas técnicas, além de um resumo da legislação vigente referente à vegetação em São Paulo

Foi lançado no dia 22/01/2015 a 3ª edição do Manual Técnico de Arborização Urbana da Prefeitura de São Paulo. Uma parceria entre a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e a Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras (SMSP).

Chegando a sua terceira edição em 2015, o Manual cumpre a função de orientar e sensibilizar a população para a importância das árvores em nossa cidade. Informações como as técnicas de plantio, orientações para o processo de escolha da espécie a ser plantada e até as novas diretrizes para arborização presentes na legislação do município fazem parte do conteúdo da publicação.

O Manual também se destaca por estar em conformidade com as leis de acessibilidade, colaborando para a solução de problemas de mobilidade de munícipes em vias e equipamentos públicos. A publicação está disponível para download gratuito no site da SVMA.

Clique aqui para fazer Download do Manual Técnico de Arborização Urbana

Clique aqui para acessar o e-book do Manual Técnico de Arborização Urbana

capa manual de arborziacao 2015(1)