1 de outubro de 2015

Polícia Militar dá dicas para se prevenir contra roubos a residências

Alto dos Pinheiros ainda é uma região predominantemente residencial. Na área de atuação da SAAP, há muito mais casas (5.500) do que prédios (255). Uma das consequências disso é que casos de furtos e roubos a residências estão entre as queixas frequentes dos moradores.

De junho a setembro, o 14º Distrito Policial, de Pinheiros, que investiga as ocorrências registradas no nosso bairro, atendeu a 47 casos de furtos a residência e 15 de roubos.

Para não ter a calma perturbada por visitantes indesejados, a Polícia Militar deu algumas dicas que ajudam a evitar esse tipo de problema. Veja algumas das sugestões do capitão Cunha Neto, comandante da 1ª Companhia do 23º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), responsável pelo policiamento de Alto dos Pinheiros:

– Antes de entrar ou sair de casa, verifique se há pessoas estranhas nas redondezas. Na dúvida, avise seus familiares e ligue 190;
– Chegue por locais e em horários diferentes;
– Tenha a chave de sua casa à mão antes de chegar à porta;
– Desconfie de serviços que você não solicitou ou consertos e checagens de problemas que você não observou. Sempre examine as credenciais de qualquer funcionário, e confirme todos os dados por telefone com a respectiva empresa;
– Evite abrir a porta para entrega de encomendas não esperadas (presentes, flores, malas diretas…). Se decidir atender, avise um vizinho pelo telefone e peça que ele fique de olho. Havendo outras pessoas na casa, uma delas, devidamente resguardada, deve permanecer alerta, vigiando o atendimento.

Se, mesmo assim, o pior acontecer e sua residência for roubada, há também dicas úteis para evitar maiores violências. A coronel Dulcinéia Lopes, comandante do 23º BPM/M, recomenda:

– Mantenha a calma, faça gestos lentos e avise antes de fazer qualquer movimento;
– Só fale quando lhe fizerem perguntas;
– Não discuta. Entregue ao criminoso o que ele pedir – assim, o tempo do roubo será menor;
– Evite olhar diretamente para os ladrões, pois isso é visto por eles como uma ameaça;
– Procure memorizar todos os detalhes possíveis, como fisionomia, roupas, gírias e frases usadas;
– Não tente fugir nem reagir;
– Ligue para a polícia assim que possível.