2 de maio de 2016

SAAP promove encontro para conscientizar profissionais sobre melhores práticas de jardinagem

encontro jardineiros 3

Por trás das praças arborizadas e do verde que embeleza ruas e casas, estão profissionais cujo trabalho nem sempre é valorizado: os jardineiros. São eles que ajudam o Alto dos Pinheiros a manter a fama de ser uma das áreas mais bonitas da capital paulista. E é para eles que a SAAP promoveu um encontro de conscientização sobre as melhores práticas para deixar as plantas sempre saudáveis.

A jornalista e ambientalista Cláudia Visoni foi convidada a falar sobre o tema “Como proteger o solo que sustenta nossas árvores” a uma turma de jardineiros.  A palestra aconteceu na praça Província de Saitama, na manhã do dia 29 de abril.

Cláudia apresentou técnicas para reaproveitar as folhas que caem no chão em benefício das próprias árvores, uma prática conhecida como cobertura morta.

Os jardineiros têm por hábito apenas amontoar as folhas mortas em torno do tronco. A ambientalista destacou, no entanto, que é preciso manter a parte externa do caule descoberta, tampando apenas um determinado raio de solo em torno da árvore. Em vez de fazer um amontoado com o material, deve-se criar uma cobertura com, no máximo, sete centímetros.

Por coincidência, pouco antes da explanação da ambientalista, um dos participantes havia acabado de recolher folhas mortas. Desta forma, Cláudia pôde mostrar na prática como funciona a técnica.

Ela também falou sobre os cuidados que devem ser adotados no momento em que a grama de jardins e de praças é aparada. Se o procedimento não for realizado com cautela, os equipamentos usados podem ferir troncos de árvores, causando até mesmo a morte delas. O ideal é deixar um espaço de terra em torno das plantas.

Afinada com a atuação da SAAP, Cláudia abordou um dos temas mais urgentes para a associação nos últimos meses: o descarte correto do lixo verde, resultado da manutenção de árvores e jardins. Não são raras as vezes em que esse material acaba deixado em espaços públicos, como praças e calçadas.

A ambientalista mostrou aos jardineiros que os detritos poderiam ser usados como adubo. Além disso, também ensinou a maneira correta de embalar o lixo verde e onde ele deve ser descartado.