4 de setembro de 2014

Sabiás perto de nós

Por Sandro Von Matter, em 20/08/2014

Amamos os Sabiás.
Mas você sabia que eles podem estar com problemas?
Acesse e responda http://goo.gl/gV6LWM

Estas lindas aves declaradas como o símbolo do dia das aves e homenageadas por todo o país nos contos, músicas e poesias também sofrem com as mudanças em nosso planeta e com vida agitada das grandes cidades.

Não faz muito tempo, os paulistanos foram surpreendidos quando seus vizinhos emplumados decidiram trocar o dia pela noite e cantar pela madrugada afora.

Claro que a culpa não é das aves, imagine que você precisa se comunicar mas você não tem Facebook ou Whatsapp você faz uso de um outro tipo de “tecnologia”, o canto.

Mas como cantar e ser ouvido se até mesmo um famoso tenor como o Pavarotti teria dificuldade em se comunicar nas ruas de uma metrópole barulhenta como São Paulo.

Os Sabiás que não são bobos nem nada, decidiram então esperar o barulho dos humanos diminuir e guardar o seu melhor canto para o momento mais silencioso do dia, adivinha só a que horas uma metrópole como São Paulo fica em silêncio?

Pois é … mas se passar a madrugada acordado já não é considerado algo saudável para nós humanos, imaginem para as aves.

Os Sabiás podem estar em risco, com a saúde debilitada ou até deprimidos.
Quer ajudar a salvá-las? Juntos nós podemos!

Para descobrir o que esta acontecendo com os Sabiás do Brasil, o pesquisador da vida das aves Sandro Von Matter criou em 2013 o projeto a Hora do Sabiá, o objetivo é convocar toda a população brasileira para contar tudo o que acontece com o Sabiá mais próximo de suas casas.

“É muito fácil de participar, toda vez que alguém ouvir o Sabiá cantar pode acessar o formulário do projeto, preencher as informações e enviar”, disse o pesquisador em entrevista.

E completou: “Sem a colaboração de todos seria impossível realizar esse projeto, quero agradecer imensamente as milhares de pessoas que participaram e que continuam participando, muito obrigado por favor não parem”.

Os resultados do projeto serão compartilhados em Dezembro no maior evento sobre aves do Brasil, o Congresso Brasileiro de Ornitologia e “todos” que colaboraram enviando informações serão homenageados.

Além disso, os dados serão utilizados para criar estratégias de preservação da espécie junto as Secretarias do Meio Ambiente, ao Icmbio e ao Ministério do Meio Ambiente em Brasília.

Para participar agora, acesse o link: http://goo.gl/gV6LWM
Compartilhem em todas redes.

Sabias
Foto: Bruno Rennó