31 de maio de 2016

Subprefeitura de Pinheiros dá início a discussões que definirão uso dos espaços públicos da região

zoneamento_imagem

Você já se perguntou como são determinadas as obras na rede viária ou nas calçadas? Ou como é definida a conservação ou a revitalização de áreas públicas em um bairro? Já se indagou sobre como são determinados os locais por onde os pedestres podem atravessar? Estas e outras questões do dia a dia são discutidas durante a elaboração dos chamados Planos Regionais.

Cada uma das 32 subprefeituras de São Paulodebate, com os moradores de suas respectivas áreas de competência,temas referentes aos territórios que abrangem. No dia 18 de maio, aSecretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) promoveu, no Conselho Participativo da Subprefeitura de Pinheiros, a primeira reunião para dar início aos debates desse importante documento, cuja elaboração é mais um estágio de um amplo programa de criação de normas urbanísticas que regerão a cidade de São Paulo nos próximos dez anos.

Primeiro, foi a aprovação do Plano Diretor, em 2014, marco legal com um conjunto de diretrizes e estratégias para o desenvolvimento do município. Depois, em fevereiro de 2016, foi aprovada a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, que definiu o novo zoneamento da cidade.

No caso da subprefeitura de Pinheiros, as reuniões do Conselho, acontecerão todas as quartas-feiras, até agosto, e qualquer pessoa poderá conhecer o diagnóstico da SMDU para a região e apresentar sugestões sobre temas não abordados. Esse período vai servir para a elaboração das propostas das ações para Pinheiros. Ao final, será redigido um documento com as conclusões. Na sequência, ele serálevado para que a SMDU discuta e encaminhe sua aprovação.

A SAAP, assim como fez no Plano Diretor e na Lei de Zoneamento, está participando ativamente das discussões sobre o Plano Regional, defendendo os interesses de Alto dos Pinheiros.A associação pretende colocar em pauta questões ligadas ao entorno da Praça Panamericana, onde o trânsito de carros, pedestres e ciclistas é intenso e ocorrem situações de conflito.

A SAAP também vai focar na discussão sobre as áreas verdes de Alto dos Pinheiros, uma das regiões mais arborizadas de São Paulo, mas queestá entre os bairros que mais registram quedas de árvores no município e, portanto, precisam de reposição.

No decorrer dos debates sobre o Plano Regional, outras questões urbanísticas devem aparecer. A SAAP ressalta a importância da participação cidadã na elaboração deste que é um documento fundamental, tanto para a vida diária do nosso bairro quanto para a de toda nossa cidade.