15 de dezembro de 2017

Cades vai eleger novos representantes na próxima segunda-feira. Conheça candidatos apoiados pela SAAP

 

 

Você sabe qual o papel dos Conselhos de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (Cades)? Em linhas gerais, eles têm a função de mobilizar a população para que possa debater e elaborar propostas socioambientais junto às prefeituras regionais. Cada conselho é formado por oito integrantes da sociedade civil e até oito do Poder Executivo. E na segunda-feira (18), o Cades da nossa região vai eleger novos representantes para o biênio 2017-2019.

Para preservar algumas das conquistas do bairro, bem como buscar novos avanços, é essencial que você, morador, exerça seu direito de voto e marque presença nas reuniões da próxima gestão. Dos oito membros da sociedade civil que serão eleitos, quatro representarão Alto dos Pinheiros (dois titulares, dois suplentes).

Conheça os candidatos apoiados pela SAAP:

— Claudia Visoni, jornalista e ambientalista. Foi conselheira nas últimas duas gestões do Cades (2013-2015 e 2015-2017) e agora busca sua terceira eleição. Durante seu mandato mais recente, ela coordenou o Grupo de Trabalho de Arborização e Agricultura Urbana, promovendo cursos de arborização e plantio para a comunidade, além de capacitação para funcionários terceirizados da prefeitura em temas como poda e manejo de árvores. Participou ainda da criação da Horta das Corujas, uma horta comunitária experimental localizada na Praça Dolores Ibarruri.

“Na terceira gestão, minha intenção é continuar trabalhando esses temas e criar pontes entre os conselheiros para o futuro, pensando em quando não estiver mais no cargo. O maior desafio será estimular a participação das pessoas nas reuniões. Precisamos ouvi-las, saber dos problemas que enfrentam. Temos de fazer com que se integrem aos grupos”, afirma.

— Antonio Gerassi Neto, engenheiro civil. Foi membro das duas primeiras gestões do Cades, em 2007-2009 e 2009-2011. Se naquela época o principal desafio era formatar o modo de atuação do órgão e consolidá-lo como um espaço de interlocução junto à prefeitura, agora Gerassi Neto acredita que os esforços devem ser concentrados na busca de maior comprometimento com os investimentos feitos na região.

“Não adianta colocar lixeiras bonitas no bairro e, nos meses seguintes, deixá-las abandonadas. É preciso que haja continuidade, manutenção. Uma das minhas propostas é que cada CEP do bairro tenha um representante, responsável por observar questões como buracos, lixo, podas de árvores, e que essas pessoas se reúnam periodicamente para dar uma visão geral do distrito”, explica.

— Ignez Barretto, arquiteta e urbanista. a candidata conta com a apoio da SAAP, pois há 18 anos participa das atividades da associação e teve papel destacado na defesa dos interesses do bairro e nas discussões sobre o novo Plano Diretor e a nova Lei de Zoneamento.

Entre as propostas da candidata estão a recuperação de praças e áreas verdes — principalmente a Pôr do Sol —, o combate ao descarte irregular de lixo verde e de entulhos em espaços públicos por meio da conscientização da população e maior fiscalização do poder municipal, além da conclusão do projeto de ciclovia do bairro.

O que é preciso para votar?

A eleição será realizada das 15h às 21h, na sede da Prefeitura Regional de Pinheiros (Av. Nações Unidas, 7123). Podem votar maiores de 18 anos que moram ou trabalham na região administrada pela prefeitura regional (que compreende Alto de Pinheiros, Itaim Bibi, Jardim Paulista e Pinheiros). O eleitor deve comparecer ao local portando documento de identificação com foto e um comprovante de residência ou do lugar onde trabalha.