19 de fevereiro de 2016

Conhecendo o inimigo: veja informações para um combate mais eficiente ao Aedes

Uma perigosa celebridade ganhou as páginas de vários jornais do mundo neste ano: o Aedes aegypti. O mosquito transmissor da dengue , do vírus zika  e da chykungunya  vem agindo com mais intensidade no Brasil e outros países sul-americanos e despertando temores também em nações europeias e nos Estados Unidos.

Contra essa ameaça, a melhor arma é a informação. Por isso, a SAAP pediu ao biólogo e professor Almenor Tacla, morador de Alto dos Pinheiros e membro da associação, que fizesse uma apresentação detalhada sobre a praga, abordando desde seu ciclo de vida até as melhores formas de prevenção.

Você sabe, por exemplo, diferenciar o Aedes de outros mosquitos? “É um inseto do tamanho de um grão de arroz, com anéis brancos nas patas e a figura de uma lira no dorso. A espécie apresenta coloração mais escura que o pernilongo comum”, escreve o professor.

Você sabia também que são as fêmeas que transmitem as doenças? Elas precisam das proteínas do sangue para alimentar seus ovos, e estes são muito resistentes. “O ovo tem uma resistência à dessecação de um ano aproximadamente. Isto é uma das principais causas da dificuldade de erradicação deste mosquito”, aponta Tacla.

O biólogo alerta também que é necessário cuidado não só com vasos e outros recipientes a céu aberto (como calhas, tão comuns em Alto dos Pinheiros). Até mesmo os depósitos para receber água que ficam atrás das geladeiras com degelo automático são propícios à propagação do inseto: “Em geral, está acima do compressor. É escuro, recebe água e é quentinho: ideal para a proliferação de ovos e larvas do mosquito”.

Para prevenir-se melhor, então, não deixe de ver a apresentação Ciclo de vida do Aedes do professor Tacla.

(Foto: Tacio Phillip/Shutterstock)