18 de maio de 2017

Em encontro, Coronel Camilo fala sobre a importância da população na prevenção de crimes

O papel estratégico do videomonitoramento, a importância de identificar áreas de concentração de delitos e de estimular membros da comunidade a interagirem entre si e com a polícia. Esses foram alguns dos temas ligados à segurança comunitária abordados pelo deputado estadual Coronel Camilo (PSD) durante conversa promovida pela SAAP neste mês.

O evento, realizado com o apoio da AVISOL (Associação dos Amigos do Pôr do Sol) e da SAVIMA (Sociedade Amigos de Vila Madalena), contou com cerca de 60 participantes e não atraiu apenas o interesse de associados e moradores de Alto dos Pinheiros. Estiveram presentes também representantes de entidades de outros bairros — como Vila Leopoldina, Vila Madalena, Planalto Paulista, Jardim das Bandeiras —, do Movimento Defenda São Paulo e do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Pinheiros.

Durante a explanação, o parlamentar destacou a necessidade de a população participar efetivamente da segurança do bairro onde vive, relatando à polícia atitudes suspeitas e situações anormais que possam ocorrer. Esse trabalho de sensibilização sobre o papel que todos podem assumir na prevenção de crimes foi um dos principais motivos para a realização do encontro.

Levantamento realizado no ano passado pela SAAP junto a 168 habitantes de Alto dos Pinheiros revelou que apenas 27% dos entrevistados costumam ligar para a Polícia Militar quando presenciam situações suspeitas. Além disso, menos de 50% dos participantes da pesquisa conhecem o número de telefone dos vizinhos de muro, e apenas 23% declararam ter um grupo de WhatsApp dos moradores da sua rua.

Camilo, que atualmente coordena a Frente Parlamentar de Segurança da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e foi Comandante-Geral da Polícia Militar entre 2009 e 2012, ressaltou ainda que o monitoramento eletrônico é um grande aliado, pois além de incrementar a sensação de segurança, agiliza o tempo de resposta do policiamento.

Nesse sentido, a SAAP vem trabalhando em uma campanha para arrecadar recursos e instalar câmeras de vigilância no bairro. Os equipamentos serão conectados ao Detecta – Radar, banco de dados da Policia Militar, e terão a capacidade de ler placas de carro, identificando, por exemplo, se um veículo roubado está circulando pelas ruas da região.