20 de julho de 2018

Estação de bicicletas em rua residencial de Alto dos Pinheiros vira dor de cabeça para moradores

Silenciosa, compacta e ecologicamente correta. A bicicleta tem tudo a ver com Alto dos Pinheiros, um bairro cercado de verde e constantemente preocupado com questões ligadas à sustentabilidade. Mas até mesmo um “casamento” que tem tudo para dar certo pode fracassar se apenas a opinião de um dos lados for considerada. Foi o que aconteceu na rua Professor Moniz, com a instalação de uma estação de aluguel de bicicletas pela prefeitura e pelo banco Itaú. O problema é que a estrutura, em operação há mais de 40 dias, não é bem-vinda por moradores locais, que sequer foram consultados.

 

Eles argumentam que a estação vem atraindo um fluxo maior de pessoas e veículos para a Professor Moniz, ampliando a sensação de insegurança. “Era uma rua muito tranquila. Agora, está virando uma rota de fuga dos trânsitos da marginal [Pinheiros] e da Pedroso [de Morais]. Muitos estacionam o carro aqui para pegar as bicicletas, e esse movimento de desconhecidos nos deixa apreensivos”, reclama a aposentada Priscilla Horta

 

Já o advogado Antonio Pompeu de Toledo, também morador local, interpreta que a estação de aluguel de bikes contraria a Lei de Zoneamento da própria administração municipal. “Estamos em uma Zona Estritamente Residencial, não pode ter comércio. Não faz sentido fazer propaganda na frente da nossa casa.”

 

Na tentativa de expor à prefeitura os transtornos que a nova estrutura vem provocando, os moradores fizeram um abaixo-assinado e conseguiram cerca de 30 adesões. No início de julho, a SAAP encaminhou o documento para a Secretaria de Esportes e Lazer e para a Prefeitura Regional de Pinheiros.

 

“Já temos outras estações a menos de duas quadras dessa, e elas ficam junto a praças ou em ruas de maior movimento. Não sou contra a bicicleta. Ela tem uma função muito interessante em uma cidade como São Paulo. O problema é o local. Se isso não for revisto, planejamos tomar medidas judiciais”, adianta Toledo.

 

Além de atuar como ponte entre poder público e moradores, a associação, sempre disposta a lutar pelo bem-estar de quem vive em Alto dos Pinheiros, acompanhará de perto o caso. A SAAP aguarda, o quanto antes, o posicionamento da secretaria e da prefeitura regional.