21 de outubro de 2022

Empresa destaca diversidade de materiais da campanha da SAAP. Participe e colabore com a reciclagem!

Lâmpada? Pode levar. CD? Pode levar. Carregador de celular? Também. Bateria? Fios? Calculadora? Fita VHS? Sim, sim, sim e sim. É enorme a lista de materiais (veja a relação completa ao final deste texto) aceita na 9ª edição da campanha de reciclagem da SAAP, que será realizada neste sábado (22 de outubro), das 9h às 17h, no estacionamento da Local Imóveis (Av. Pedroso de Morais, 2.646, ao lado da praça Pan-Americana). A diversidade de coisas que os moradores levam é um dos destaques do nosso evento, segundo a empresa que nos apoia na operação, a Recycare, pioneira na coleta de lixo eletrônico em São Paulo.

A Recycare é responsável por dar destinação correta aos eletroeletrônicos, ao isopor, às lâmpadas e baterias que forem entregues. E também às publicações em papel – livros, revistas, apostilas e cadernos que puderem ser reaproveitados serão doados ao programa Ciranda da Leitura; o restante vai para reciclagem. Com apoio de outras empresas, também vamos coletar materiais de escrita (caneta, canetinha, borracha, marca-texto, apontador…), aerossol (desodorante, inseticidas, tinta, creme de barbear…). Além disso, roupas em bom estado serão doadas ao bazar da Igreja Presbiteriana de Pinheiros.

A ideia da campanha é dar destinação correta aos materiais e contribuir, assim, com o meio ambiente – segundo a Recycare, menos de 3% dos eletroeletrônicos no Brasil são reciclados. Esse tipo de produto exige cuidados e manuseio especiais: precisa ser adequadamente desmontado, separado; alguns carregam resíduos que podem contaminar o solo. Não é o tipo de operação que possa ser feita na reciclagem tradicional (aquela que envolve vidro, plástico, papel e metal). Sem destinação adequada, “as substâncias químicas presentes nos materiais penetrariam no solo e nos lençóis freáticos, contaminando plantas e a água”, enfatiza a Recycare.

Alguns moradores às vezes têm receio de levar para reciclar equipamentos como computadores e celulares – que por vezes carregam informações como histórico de navegação, eventualmente imagens privadas e trocas de mensagens. Segundo a Recycare, o ideal é que, antes de doar, esses aparelhos sejam reformatados.

Ainda não fez isso e não terá tempo de fazer até sábado? Sem problemas. “Caso não seja possível realizar a formatação antes, nós fazemos, zelando pela privacidade e segurança dos doadores”, assegura a Recycare.

O que posso levar para reciclagem?

  • Produtos de informática: computadores desktops, notebooks, periféricos, tablets, impressoras, celulares, secretárias eletrônicas, fax, telefonia, placas de circuito integrado, reatores, fios e cabos de energia, discos rígidos, fitas de backup, copiadoras, gravadores e reprodutores de DVD, monitores de LCD, plotters, scanners, terminais de caixa, terminais inteligentes, thin clients, unidades de armazenamento externo, cartuchos de tinta, toners, celulares, acessórios, mídias, PABX, modems, MP3 players, iPods, roteadores, smartphones, teclados, equipamentos de rede…
  • Som e vídeo: monitores, televisores de tubo, plasma, LCD e LED, aparelhos de DVD, VHS, equipamentos de áudio, filmadoras, câmeras VHS, decodificadores, caixas de som, home theaters, aparelhos de blu-ray, autorrádios, rádios, caixas acústicas, câmeras fotográficas digitais, microfones, fones de ouvido, fitas VHS, fitas-cassete, LPs, CDs, DVDs, videolasers, cartucho de videogames, videogames, videokês…
  • Eletroportáteis: batedeiras, secadores de cabelo, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, multiprocessadoras, aquecedores, aspiradores de pó, cafeteiras, centrífugas, máquinas de costura, máquinas de escrever, torradeiras, vaporizadores, ventiladores de mesa, ventiladores de chão, agendas eletrônicas, barbeadores, calculadoras…
  • Pilhas e baterias
  • Materiais de escrita: canetas, lápis, lapiseiras, borrachas, réguas, marca-texto, canetinhas, apontadores…
  • Aerossol: todas as embalagens, como desodorante, creme de barbear, repelente, tinta…e suas respectivas tampas
  • Outros materiais: isopor, lâmpadas, chapas de raios X…
  • Publicações: livros, revistas, fascículos, enciclopédias, cadernos, apostilas… (o que estiver em bom estado será doado, o restante será reciclado)
  • Doação de roupas: desde que estejam em bom estado.

[mc4wp_form id=”4455″]