29 de abril de 2020
ONG distribui 4.500 máscaras em casas de repouso de Alto dos Pinheiros e de outros bairros
Desde 2010, o Instituto Flor Gentil distribui em casas de repouso arranjos feitos por voluntários com plantas que sobram de eventos e que iriam para o lixo. A pandemia de coronavírus, porém, fez a ONG deixar de lado momentaneamente a bela gentileza para fazer uma ação fundamental á saúde das pessoas nos estabelecimentos com os quais trabalha: entregar milhares de máscaras.
“A maioria das casas que atendemos estava com dificuldade em obter material de proteção. Decidimos ajudar arrecadando recursos para fabricar máscaras de pano reutilizáveis. Tínhamos a meta de fazer 1.700, mas conseguimos o suficiente para fazer 4.500”, diz Cecília Maia, diretora geral do Flor Gentil.
O material foi distribuído em 18 casas de repouso: quatro em Alto dos Pinheiros e o restante em outros bairros de São Paulo.
Como seria difícil adotar a habitual logística com voluntários, a organização decidiu usar o recurso para comprar. “Adquirimos uma parte de uma confecção. A outra, de um grupo de costureiras que ficou sem trabalho por causa da pandemia”, afirma Cecília.
Ela conta que o material é voltado principalmente para as equipes que trabalham nas instituições e que lidam com idosos, que é um dos grupos de risco da pandemia. Cada uma pode ser usada por até duas horas, antes de precisarem ser substituídas.
Segundo Cecília, o Instituto Flor Gentil agora planeja fazer uma nova campanha de arrecadação, dessa vez para adquirir álcool em gel para as casas de repouso.
A pandemia faz com que todos precisemos estar distantes uns dos outros. Mas isso não impede que estejamos próximos pela solidariedade com quem precisa!
Veja também
14 de maio de 2010
Eucalipto-robusta
18 de agosto de 2013
Como seria nossa cidade?
28 de fevereiro de 2014
Vila Jataí: um pequeno e surpreendente bairro no Alto de Pinheiros
26 de setembro de 2013