29 de abril de 2020

ONG distribui 4.500 máscaras em casas de repouso de Alto dos Pinheiros e de outros bairros

Desde 2010, o Instituto Flor Gentil distribui em casas de repouso arranjos feitos por voluntários com plantas que sobram de eventos e que iriam para o lixo. A pandemia de coronavírus, porém, fez a ONG deixar de lado momentaneamente a bela gentileza para fazer uma ação fundamental á saúde das pessoas nos estabelecimentos com os quais trabalha: entregar milhares de máscaras.

“A maioria das casas que atendemos estava com dificuldade em obter material de proteção. Decidimos ajudar arrecadando recursos para fabricar máscaras de pano reutilizáveis. Tínhamos a meta de fazer 1.700, mas conseguimos o suficiente para fazer 4.500”, diz Cecília Maia, diretora geral do Flor Gentil.

O material foi distribuído em 18 casas de repouso: quatro em Alto dos Pinheiros e o restante em outros bairros de São Paulo.

Como seria difícil adotar a habitual logística com voluntários, a organização decidiu usar o recurso para comprar. “Adquirimos uma parte de uma confecção. A outra, de um grupo de costureiras que ficou sem trabalho por causa da pandemia”, afirma Cecília.

Ela conta que o material é voltado principalmente para as equipes que trabalham nas instituições e que lidam com idosos, que é um dos grupos de risco da pandemia. Cada uma pode ser usada por até duas horas, antes de precisarem ser substituídas.

Segundo Cecília, o Instituto Flor Gentil agora planeja fazer uma nova campanha de arrecadação, dessa vez para adquirir álcool em gel para as casas de repouso.

A pandemia faz com que todos precisemos estar distantes uns dos outros. Mas isso não impede que estejamos próximos pela solidariedade com quem precisa!