22 de novembro de 2019

Semana Lixo Zero: campanha da SAAP recolhe mais de 1 tonelada de resíduos eletrônicos

 

A quinta edição da campanha de coleta de lixo eletrônico da SAAP impediu que fosse lançada no meio ambiente 1,2 tonelada de resíduos. Em apenas um dia, a iniciativa recolheu 636 kg de sucata de ferro, 196 kg de plástico, 163 kg de cabos e fios, 52 kg de placas de circuito e 33 kg de baterias de chumbo —potencialmente perigosas se em contato com o solo e a água.

Dessa vez, a campanha aconteceu no contexto da Semana Lixo Zero, mobilização sobre sustentabilidade realizada em todo o país. Outra novidade foi o apoio de participantes do programa Empresa Amiga do Bairro, lançado pela associação.

O laboratório farmacêutico Ferring, por exemplo, cedeu espaço em sua sede para a coleta do material. Além disso, incentivou seus funcionários a participarem da ação antes mesmo do dia oficial da campanha.

Piú Salute, especializada em nutrição e fisioterapia, e a V2COM, que trabalha com Internet das Coisas, articularam funcionários e clientes em torno da iniciativa. Já a unidade de Alto dos Pinheiros do Supera, franquia que trabalha com desenvolvimento de capacidade cerebral e saúde mental, divulgou o evento entre seus alunos.

Sem dúvida, a ajuda das empresas foi determinante para o fortalecimento da campanha. Mas mais do que isso: evidenciou que quando conseguimos unir esforços em torno do bem de nosso bairro, todos que nele vivem saem ganhando.

Outras iniciativas

Além da coleta de lixo eletrônico, a SAAP realizou com parceiros outras três ações durante a Semana Lixo Zero.

Foi o caso, por exemplo, de um workshop feito por Luciana Caran, criadora do envolve, pano produzido artesanalmente e tratado com cera de abelha, óleo de coco e breu (resina extraída da árvore pinus), e que substitui os filmes PVC como embalagem para conservar alimentos.

O encontro aconteceu na Cór Bakehouse, e 38 pessoas aprenderam o processo para criar a embalagem sustentável.

A SAAP também se uniu à Flor Gentil, organização que distribui em casas de repouso arranjos produzidos com o reaproveitamento de flores de festas e eventos. Com a parceria, que incluiu também a GLH Assessoria e Consultoria Ambiental, as instituições visitadas receberam uma carta ressaltando a importância do descarte correto de resíduos de estabelecimentos de saúde.

A ação envolveu 56 voluntários, que fizeram e entregaram 452 arranjos em dez casas de repouso de Alto dos Pinheiros.

Já com a Poiato Recicla, que faz reciclagem de bitucas, a SAAP colocou 20 pontos de coleta em quatro praças do bairro. Durante a Semana Lixo Zero, foram retiradas do meio ambiente 1575 restos de cigarro, que é um resíduo extremamente tóxico.

Mobilização nacional

A Semana Lixo Zero é uma mobilização liderada pelo Instituto Lixo Zero, e, em 2019, aconteceu entre os dias 18 e 27 de outubro. Em Alto dos Pinheiros, o evento contou com o apoio da Ferring  e da empresa de segurança Aster.