10 de maio de 2023

Série de reformas ajuda a revigorar praça Waldir Azevedo

A praça mais famosa de Alto dos Pinheiros é a Pôr do Sol, mas a maior é a Waldir Azevedo (também conhecida como Mirante da Lapa). Ela é grande em atrações (quadras poliesportivas, parquinhos, pista para caminhada, espaço para skate, uma vista bonita…), mas também em problemas. É um dos pontos da região com mais queixas sobre segurança — e também sobre prostituição e atentado ao pudor.

Como a SAAP tem defendido há tempos, a solução mais adequada para o caso é tornar a praça melhor: mais limpa, mais iluminada, frequentada por mais gente. Foi basicamente isso que aconteceu nos últimos dois anos e, particularmente, desde o segundo semestre do ano passado.

O primeiro salto: as melhorias de 2020
A Waldir Azevedo começou a mudar de patamar em 2020. Na ocasião, financiada por emendas dos então vereadores Daniel Annemberg e Caio Miranda Carneiro, uma reforma na quadra e no espaço usado por praticantes de skate e patins revitalizou a praça. Na mesma época, a SAAP doou 1.300 m² de grama e 450 mudas de árvores.

Em 2021, a parceria com os skatistas
No ano seguinte, após as obras de 2020 aprimorarem a estrutura, a prática de skate se intensificou. Os próprios skatistas instalaram pequenos obstáculos, para aumentar as possibilidades de manobra. Um grupo deles procurou a SAAP, e fechamos uma parceria para cuidar da praça, ao menos no espaço próximo de onde o pessoal brinca com seus shapes. A turma de skatistas fez outras melhorias desde então.

Em 2022 e 2023, o foco na segurança noturna
As transformações dos anos anteriores foram muito positivas, ma]s miraram sobretudo as atividades diurnas. A prostituição e o atentado ao pudor, contudo, ocorrem principalmente à noite. Esse foi o alvo das mudanças mais recentes:

  • Em meados de 2022, a CET colocou placas indicando proibição de estacionamento noturno (das 21h às 6h), todas nas proximidades da rua Japuanga, onde é mais comum a exibição pública de sexo grupal.
  • No final do mesmo ano, mais uma vez em razão de emenda parlamentar do vereador Daniel Annenberg, as vagas para estacionamento em 90º da rua Japuanga foram suprimidas, num projeto aprovado pela CET e conduzido pela Subprefeitura de Pinheiros. Em 2023, estão sendo colocados no local pequenos jardins e um parquinho de madeira.
  • A SP Regula Iluminação Pública (antigamente chamada de Ilume) concluiu o projeto técnico e reformou a iluminação em grande parte da praça – uma antiga reivindicação da SAAP. Foram trocados quase 40 postes (por exemplo, substituindo daqueles altos, cuja iluminação é barrada pelas árvores, por outros mais baixos) e instalados cerca de 50 novos.

Houve ainda outra melhoria recente. A Subprefeitura instalou um cachorródromo e um parquinho inclusivo.

Os próximos passos
Foram muitas as alterações na praça, né? Mas ela ainda vai (e precisa) mudar mais. O pleito atual da SAAP é instalar câmeras de segurança, com patrocínio de Empresas Amigas do Bairro, e continuar com as melhorias na pista de skate.

Além disso, estamos em contato com vereadores para insistirem na necessidade de a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana reforçarem a ronda ao redor da Waldir Azevedo, inclusive com viatura estacionada após as 20h. E estamos buscando apoio para reformar a iluminação em pontos que ficaram de fora do serviço do início deste ano.