22 de julho de 2019

Você sabe como usar corretamente patinetes elétricas? Confira alguns cuidados e regras

Leopoldo Silva/Agência Senado

Para uns, sinônimo de lazer. Para outros, meio de transporte. Seja qual for a finalidade, as patinetes elétricas estão se tornando febre em várias cidades do mundo com o surgimento de empresas especializadas na locação desses equipamentos — e em São Paulo não é diferente. Concebidos para facilitar a mobilidade, são uma alternativa mais ecológica para pequenos deslocamentos, substituindo carros, por exemplo. Esses veículos, entretanto, estão longe de ser um brinquedo e devem ser utilizados com segurança.

As notícias de acidentes envolvendo patinetes fizeram com que surgissem movimentos no sentido de regulamentar o uso e o serviço de compartilhamento desse transporte. Na capital paulista, a prefeitura definiu, por meio de um decreto provisório, uma série de regras, e seu descumprimento chega a render multa de até R$ 20 mil às operadoras, que podem transferi-las aos usuários.

Para evitar dores de cabeça e riscos desnecessários, listamos algumas normas estipuladas pela administração municipal, além de dicas de segurança disponíveis nos sites da Grin e Yellow, que se fundiram no início do ano e deram origem à empresa de mobilidade Grow.

– Jamais transite com patinete em calçadas. É proibido.

– Trafegue apenas em vias públicas, ciclovias e ciclofaixas, e não ultrapasse a velocidade máxima de 20 km/h.

– Nunca use o equipamento em vias com velocidade máxima permitida superior a 40 km/h.

– As patinetes eventualmente estacionadas nas calçadas pelos usuários deverão permitir a livre circulação dos pedestres.

– O uso de capacete, que deixou de ser obrigatório, é altamente recomendado para garantir a segurança do próprio condutor.

– Não dê caronas — e isso inclui crianças. As patinetes foram desenvolvidas para o transporte individual. Além disso, é recomendado que seu uso seja feito por pessoas com idade mínima de 18 anos.

– Evite buracos e elevações. O ideal é descer, atravessar o trecho a pé, e só depois voltar a subir no veículo. No caso de lombadas, flexionar os joelhos ajuda a manter o equilíbrio durante a travessia do obstáculo.

– Mantenha sempre as duas mãos no guidão, assim como os dois pés devem permanecer sobre a prancha, de modo a garantir sua estabilidade durante a viagem.

Com esses pequenos cuidados, é possível aproveitar a novidade de maneira responsável, sem provocar acidentes ou ferir os outros.