24 de junho de 2019

SAAP visita projeto norte-americano que incentiva a preservação e o aumento de áreas verdes urbanas

Em 1996, a prefeitura de Seattle, cidade no noroeste dos Estados Unidos, criou o “Trees for Seattle”, um projeto para incentivar a preservação de suas áreas verdes e aumentar a cobertura vegetal urbana. Recentemente, duas diretoras da SAAP aproveitaram a passagem pelo país para conhecer de perto a bem-sucedida iniciativa que, afinal, tem muito a ensinar a Alto dos Pinheiros, o segundo bairro mais arborizado da capital paulista.

A presidente e a diretora executiva da associação, Márcia Kalvon Woods e Silvia Zanotti Magalhães, estiveram na sede do projeto no início de junho.  “Resolvemos visitar o “Trees for Seattle” para ter ideias sobre como lidar com a arborização urbana e trazê-las para nosso bairro”, conta Márcia.

Segundo ela, algumas ações chamaram atenção, como, por exemplo, o “Tree Walk” (em tradução livre, caminhada da árvore). “Eles promovem passeios para que os moradores conheçam a vegetação do entorno, incentivando o engajamento deles na preservação ambiental.”

A presidente da SAAP comentou ainda sobre a inciativa estar abrigada em um departamento de sustentabilidade. “Eles veem as árvores como prestadoras de serviços ambientais, inclusive quantificando isso. E tem o objetivo de aumentar a cobertura vegetal da cidade, até mesmo distribuindo mudas de árvores para serem plantadas pelos cidadãos pensando muito nos benefícios que isso traz ao meio ambiente e também à saúde.”

Ação semelhante

O “Trees for Seattle” realiza também uma espécie de inventário da vegetação da cidade. “Com a ajuda de estudantes de paisagismo estagiários, são catalogados dados como espécie, tamanho, dimensões, idade e saúde”, conta a presidente da SAAP.

Essa última iniciativa, por sinal, assemelha-se ao mapeamento que a SAAP tem realizado em praças de Alto dos Pinheiros. Também com a ajuda de alunos de paisagismo voluntários, a associação está prestes a promover mais uma etapa de coleta de dados sobre as árvores do bairro.

Falando nisso, as áreas verdes, um dos principais patrimônios de Alto dos Pinheiros, estão entre as prioridades da associação em 2019. Portanto, conhecer melhor o projeto norte-americano foi muito oportuno. Certamente, novidades inspiradas por essa frutífera visita brotarão em breve.