17 de fevereiro de 2014

Mapeamento das árvores da Praça Província de Saitama

SAAP, 17/02/2014

A SAAP assinou esta semana um contrato com a ONG Árvores Vivas, para finalizar o projeto de mapeamento das árvores da praça Província de Saitama.

Com a intenção de aproximar os moradores e frequentadores do bairro da praça e de sua vegetação, o Árvores Vivas vai desenvolver o conteúdo de uma “Praça Virtual”.

A ideia é disponibilizar informações sobre a praça e sua vegetação em ambiente virtual, para que todos possam acessar, e aprender mais sobre a praça e suas árvores. O conteúdo virtual contempla:
• Georeferenciamento – disponibilização de um mapa virtual que contém as espécies identificadas e mapeadas
• Desenvolvimento de conteúdo científico-histórico-cultural sobre as espécies
• Registro fotográfico das árvores, contendo foto, nome científico e nome popular, em um ambiente virtual.

Foto aerea da praca provincia de saitama

Além disso, as árvores da praça, identificadas e mapeadas pela equipe do Prof. Prirani, do departamento de Botânica da USP, serão sinalizadas. Teremos placas de identificação das árvores e da vegetação relevante, contendo nome popular, nome científico, origem, breve informativo histórico-cultural e QR code.

bauhinia variegata

Modelo de placa de identificação de árvores

Esperamos concluir os trabalhos até o início do mês de junho, quando todas as informações sobre árvores que ocupam a praça deverão estar organizadas na internet, assim como as principais árvores plaqueadas com QR codes para acesso às suas informações online.

Esse projeto piloto inovador é uma parceria entre a SAAP, moradores do entorno da praça e a USP e está sendo 100% custeado pela associação. A ideia é que ele se expanda para outras praças do bairro, onde houver moradores interessados e engajados para trabalhar.