24 de maio de 2022

Participação na campanha da SAAP dá direito a orquídea. Saiba como cuidar


A participação na campanha de reciclagem da SAAP dá direito a uma orquídea do projeto OHquidea (que resgata orquídeas que iriam para o descarte por terem perdido valor comercial). Assim como o resultado de sua ação, esperamos que sua plantinha floresça e proporcione muitos momentos de alegria.

Mas você sabe cuidar dessas companheiras? Confira algumas dicas.

Iluminação
Escolha um espaço iluminado, mas sem luz solar direta, para ser o novo lugarzinho da sua orquídea.

Rega
Acumular água no vaso pode ser mortal para sua planta. Regue em abundância, mas sempre cuide para que todo o excesso escorra pelos furos. Retire ao acúmulo do pratinho.

Plantar orquídeas em árvores
Escolha árvores com casca rugosa, pois são nelas as orquídeas se fixam mais facilmente e retêm mais nutrientes. Ao replantar na árvore, retire a orquídea do vaso, envolva as raízes em uma porção de musgo esfagno e fixe no tronco com a ajuda de um pedaço de tecido de algodão e barbante.

Dica extra
Quando as raízes estão bem hidratadas, apresentam uma coloração verde. Se estiverem brancas ou cinzentas, é sinal de que precisam de água: se for o caso, coloque a planta em uma bacia de água por dois minutos e depois retire, permitindo que a água escorra. Já se as raízes estiverem cinzas e moles, é sinal de excesso de rega – muitas vezes, elas cheiram a mofo. O ideal, então, é deixar sem rega nenhuma por cerca de dez dias.