18 de setembro de 2019

Semana Lixo Zero: praças terão coletores de bitucas de cigarro durante mobilização

 

Elas são pequenas e até parecem inofensivas, mas provocam um grande dano ao meio ambiente. Estamos falando das bitucas, que além de não serem biodegradáveis, carregam as cerca de 4,7 mil toxinas. Para lidar com o problema do descarte irregular desse tipo de resíduo, a Poiato Recicla faz a reciclagem das indesejáveis guimbas, transformando-as em massa celulósica.

A empresa tem um projeto com um grupo de moradores da praça Província de Saitama, onde foram instaladas 5 caixas coletoras. Em outubro, durante a Semana Lixo Zero (SLZ), a iniciativa será levada para outros locais de Alto dos Pinheiros, com o apoio financeiro da empresa farmacêutica Ferring e da empresa de segurança Aster.

“A ideia é colocarmos 20 coletoras em outras praças do bairro bastante frequentadas. Inicialmente, devem ficar instaladas durante a duração da Semana Lixo Zero, que acontecerá de 18 a 27 de outubro”, diz Carine Galvão, associada da SAAP e representante da SLZ, que acrescenta: “O objetivo desta ação é chamar a atenção das pessoas para o fato que bitucas não devem ser descartadas no chão e que, quando descartadas de forma adequada, elas podem ser recicladas.

As praças contempladas com a ação serão: a Waldir de Azevedo, Conde de Barcelos, a Capitão Mateus de Andrade e a Pôr do Sol. Cada uma das quatro receberá  5 caixas nas quais os fumantes poderão descartar suas guimbas.

No fim da ação, a quantidade de bitucas coletas será quantificada e a Poiato emitirá um certificado de destinação correta para esse material.

100% nacional

A tecnologia que permite transformar bituca em massa de celulose é 100% nacional, explica Marcos Poiato, fundador da empresa de reciclagem. “Ela foi criada pela Universidade de Brasília, e adquirimos a licença para adotá-la. O método usa água da chuva, que depois é tratada e reutilizada”.

A empresa recolhe as guimbas de cigarro por meio das coletoras instaladas em diversos locais. Depois, o material é tratado para que as toxinas contidas nele sejam removidas. O passo seguinte é transformá-lo em massa celulósica. “Nós doamos o produto para organizações beneficentes, que dão a ele o uso que quiserem”, diz.

Segundo Poiato, uma bituca leva cerca de cinco anos para se decompor. “A dos cigarros falsificados, que são cada vez mais vendidos, podem demorar até 15.”

Fundada em 2010, a Poiato Recicla já retirou mais de 50 milhões de guimbas do meio ambiente. Certamente, nosso bairro dará sua contribuição para aumentar ainda mais esse número expressivo.

A SAAP, com o patrocínio da Ferring e Aster, coordena em parceria com diversas organizações uma série de ações para a Semana Lixo Zero no Alto dos Pinheiros. A Semana Lixo Zero é uma iniciativa nacional liderada pelo Instituto Lixo Zero.