21 de junho de 2023

Estadão errou: projeto não libera mais prédios em Alto dos Pinheiros

Está ERRADA a informação, publicada na quarta-feira pelo Estadão — no site e na versão impressa (capa e caderno Metrópole) —, de que Alto dos Pinheiros é uma das áreas onde serão liberados mais prédios, se for aprovada a versão atual da revisão do Plano Diretor de São Paulo.

O texto atribui a informação (insistimos: equivocada) a um estudo do Laboratório Arq.Futuro de Cidades, do Insper. A SAAP leu o relatório e constatou que Alto dos Pinheiros NEM SEQUER É CITADO — nem nos textos, nem nos mapas.

O fato de Alto dos Pinheiros não ser diretamente atingido pela proposta não significa que ela seja boa. Ao contrário. Como já informados em nossas redes, a minuta em votação trará efeitos à nossa região: áreas do entorno, como Pinheiros, terão maior adensamento, aumentando trânsito, poluição veicular e poluição sonora. Este é um exemplo do que poderá acontecer em toda a cidade ao longo dos eixos de transporte.

A SAAP avalia que o projeto é muito ruim. Explicamos ponto a ponto no texto Revisão do Plano Diretor: por que estamos diante de uma aberração.