10 de novembro de 2022

Troca de figurinhas vira confraternização em Alto dos Pinheiros

Foram, até agora, dois eventos. O primeiro na praça Província de Saitama, em 10 de setembro. O segundo na praça Vicentina de Carvalho, em 12 de outubro. Nas duas vezes, centenas de pessoas se encontraram para trocar figurinhas do álbum da Copa do Mundo de 2022 – meninos e meninas, adolescentes, jovens casais, homens grisalhos, mães e avós, conhecidos e desconhecidos.

Os eventos foram organizados pela SAAP, por iniciativa de uma de nossas diretoras, Carine Galvão. Contamos com apoio da empresa de segurança Aster, que faz parte de nosso programa Empresas Amigas do Bairro. Os moradores puderam se divertir e acrescentar figurinhas a seus álbuns embaixo da sombra das árvores ou de guarda-sóis, em meio a um cenário com bandeirinhas dos vários países que vão participar dos jogos do Mundial, no Qatar.

Claro, não é só em Alto dos Pinheiros que a troca de figurinhas virou uma febre. Em vários lugares do Brasil ela se transformou numa espécie de rede social ao vivo. Mas aqui, por envolver pessoas que moram próximas umas das outras, a experiência ganhou doses muito fortes de confraternização. E não é disso que estamos precisando neste momento de tanta polarização?

Na entrevista que deu ao nosso livro sobre a história de Alto dos Pinheiros, o jurista Fábio Konder Comparato, morador do bairro e conselheiro fiscal na primeira diretoria da associação, afirmou que “nós, brasileiros, não temos tradição de comunitarismo”. Segundo ele, “o individualismo é típico da nossa formação. Isso não se perde em pouco tempo, continua até hoje.”

Por isso a SAAP se orgulha muito de organizar tais eventos. A associação foi criada, sim, para lidar com questões urbanísticas, lutar pela preservação de nossas praças e pela segurança de nossas ruas, para fazer intermediação entre os moradores e o poder público. Mas foi criada também para congregar vizinhos, contribuir para que saiamos de nossos quadradinhos, deixemos um pouco de lado nosso interesse próprio e nos voltemos aos outros, ao local onde moramos. Dedicar-se à vida em comunidade é substituir a distância e a desconfiança pela relação com as pessoas.

Então, participe dos próximos eventos da SAAP. Você pode ganhar não apenas novas figurinhas, mas também novos amigos.