4 de abril de 2014

Irredutível, CET diz que não vai reverter conversões proibidas na Heitor Penteado

A Voz da Vila, 2/4/2014

A CET não vai reverter nenhuma das três conversões à esquerda que fechou recentemente na Rua Heitor Penteado.

Esse bloqueio ocorreu após a implantação naquela via das faixas exclusivas de ônibus nos períodos da manhã (sentido centro) e da tarde (sentido bairro).

Com isso, veículos que estão na Heitor e pretendem acessar as ruas Apinajés (sentido centro), Pereira Leite e Oscar Caravelas (sentido bairro) precisam seguir desvios que passam por ruas residenciais do entorno.

A posição de manter as alterações foi reafirmada nesta terça-feira (01.04) pelo superintendente de operações da companhia, Joaquim Barreto, em reunião com representantes das associações de moradores da Vila Madalena, Sumarezinho e Jardim das Bandeiras.

Segundo Angela Campo, presidente da AMadá (Associação dos Moradores da Vila Madalena e Sumarezinho), foi uma reunião tensa, na qual os representantes da CET se mantiveram irredutíveis.

Diante disso, foi formada uma comissão de moradores para tentar reverter esse quadro nos campos político e judicial.

Na esfera política, a comissão deverá intensificar sua atuação principalmente  junto a vereadores.

(Um ofício e um abaixo-assinado com três mil nomes já foram entregues ao presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador José Américo, do PT, no dia 19 de Fevereiro último).

Na área judicial, será estudada uma ação para dar entrada junto ao Ministério Público, na qual se pretende demonstrar que as medidas da CET afetam a qualidade de vida dos bairros atingidos.

“Essas novas rotas criadas pelo interior dos bairros residenciais não melhoram o trânsito na Heitor e agridem o meio ambiente das pequenas vias adjacentes”, critica Angela.

NOTA DA CET – Em nota enviada a este blog, a CET  justifica que as medidas visam otimizar a fluidez das faixas exclusivas de ônibus e melhorar os deslocamentos e segurança de todos os usuários da Heitor Penteado.

“Com isso, os mais vulneráveis, pedestres, ciclistas e motociclistas, são os maiores beneficiados. Ao separar um espaço exclusivo para um veículo mais pesado, estamos diminuindo os conflitos e entrelaçamentos e, com isso, proporcionando maior segurança aos agentes mais vulneráveis do trânsito”, explica a nota.

COMISSÃO – Integram a comissão pela reversão das conversões: Angela Campo (AMadá); Lucila Lucreta (Associação dos Amigos do Jardim das Bandeiras); Beatriz Torres (conselheira da Vila no Conselho Participativo Municipal); Filippe Rafael (do Posto de Gasolina da esquina da Heitor com a Oscar Caravela), Marcelo dos Santos Bezerra (dono da loja Cão Travesso da Nazareth Paulista), e Paulo Uehara (assessor do vereador Floriano Pesaro, do PSDB).

Comentário da SAAP: A SAAP integrou a comissão que se reuniu com a CET. A comissão entregou à CET um ofício pedindo a volta das três conversões proibidas e justificando esse pedido. O ofício pode ser lido aqui.

MAPA DOS DESVIOS

conversões_arte_vejasp