25 de outubro de 2019

Em reunião com autoridades, SAAP assina convênio para instalação de 25 câmeras de vigilância

Outubro será lembrado como o mês de mais uma importante conquista para Alto dos Pinheiros. No último dia 9, durante reunião no Colégio Santa Cruz, a presidente da SAAP, Marcia Kalvon Woods, assinou com a Prefeitura de São Paulo convênio para que o bairro receba 25 câmeras do programa municipal City Câmeras, que tem como objetivo criar uma rede de vigilância para combater a criminalidade em São Paulo.

Também estavam presentes o subprefeito de Pinheiros, João Grande, o secretário municipal de segurança urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, o vereador Caio Miranda — que intermediou o contato entre a associação e o poder municipal — e o delegado titular do 14º distrito policial, Flávio Luiz Teixeira.

Como a finalidade original da reunião era discutir a segurança em Alto dos Pinheiros, o encontro foi ainda uma oportunidade para a SAAP apresentar aos cerca de 65 participantes as iniciativas da associação na área e as prioridades para o bairro. “Falamos sobre nosso histórico com o tema e as linhas de ações que desenvolvemos. São elas o apoio ao programa Vizinhança Solidária, a instalação de mais câmeras, o cadastramento de vigias, e a segurança da Praça Pôr do Sol”, diz Márcia.

Estelionato na ponta

Durante o encontro, o delegado Teixeira falou sobre questões de interesse do bairro. Para surpresa dos presentes, ele afirmou que a maioria das ocorrências na região não está relacionada a roubo ou furto de casas, mas a casos de estelionato.

Ele ressaltou ainda a necessidade de acelerar o cadastramento biométrico dos vigias de rua da região. Até agora, segundo o delegado, apenas 18 profissionais se submeteram ao processo. A SAAP estima que cerca de 600 atuem em Alto dos Pinheiros.