18 de abril de 2014
Ciclovia de 11 km ligará Ceagesp ao Ibirapuera
O Estado de São Paulo, 14/04/2014, por Diego Zanchetta e Rafael Italiani
Obra de R$ 48 mi vai começar em 30 dias e terminar em 2015; via era prevista desde 1995 como compensação à ampliação da Av. Faria Lima
Prevista na licença ambiental concedida em 1995 à Prefeitura pelo governo estadual como uma das condições para a ampliação da Avenida Faria Lima, a ciclofaixa sai do papel com quase duas décadas de atraso. Em 2012 apenas dois quilômetros foram entregues do projeto, entre a Avenida Rebouças e a Rua dos Pinheiros.
“Antes tarde do que nunca. Agora estamos tentando uma conexão (na ciclofaixa) que possa ligá-la também ao Parque do Povo”, afirmou o secretário de Coordenação das Subprefeituras, Ricardo Teixeira.
O primeiro trecho sai da Ceagesp, na altura do Parque Villa-Lobos, e vai até o Largo da Batata. A segunda etapa vai do Largo da Batata até o Parque do Ibirapuera, passando pelas Avenidas Pedroso de Moraes, Faria Lima e Hélio Pellegrino. As três vias vão ter os canteiros reduzidos para as obrass.
O prefeito Fernando Haddad (PT) já havia dito em janeiro que pretende executar em sua gestão o projeto completo da ciclovia, que prevê a ligação da Ceagesp ao Shopping Morumbi, totalizando 37 km. A extensão da faixa ainda terá duas ramificações, uma ligando a Praça Pan-americana ao câmpus da USP, e outra entre a região da Avenida Juscelino Kubitschek e a do Parque Ibirapuera.
Ao longo dos 11,5 km serão construídas ramificações para as estações da CPTM. A ciclovia vai interligar os centros comerciais das Avenidas Faria Lima, Luís Carlos Berrini, Chucri Zaidan e Água Espraiada.
Os recursos vão vir do potencial construtivo pago por empreiteiras que construíram prédios na região da Faria Lima nos últimos 20 anos.
Apoio. O cicloativista Willian Cruz, do site Vá de Bike, vê com “bons olhos” a nova ciclovia mesmo que 19 anos atrasada. “Com as ciclofaixas de lazer, muita gente passou a experimentar a bicicleta e a ver que é possível vencer longas distâncias pedalando”, disse Cruz. Hoje São Paulo tem 120,8 km de ciclofaixas de lazer.
Leia mais sobre a Ciclovia da Pedroso
Veja também
17 de agosto de 2017
Parque Pôr do Sol recebe câmera de vigilância de última geração
27 de novembro de 2020
Inspirada por escotismo, empresa adota praça Ernani Braga
13 de agosto de 2015
Boletim Eletrônico SAAP — Número 39
27 de outubro de 2014
Celebração das árvores da praça Província de Saitama
20 de janeiro de 2015