7 de fevereiro de 2017

Comitiva do governo de Saitama visita praça de Alto dos Pinheiros que leva nome da província japonesa

Apesar de a Liberdade ser o coração nipônico de São Paulo, Alto dos Pinheiros também homenageia a presença japonesa no Brasil. Um dos locais mais queridos do bairro tem o nome de um pedaço do país do sol nascente: a Praça Província de Saitama. No dia 31 de janeiro, o espaço recebeu uma comitiva com representantes do governo dessa região do Japão, que conheceram o projeto de revitalização da área.

De passagem por São Paulo, eles fizeram questão de visitar o lugar. Na comitiva, também estavam membros da Associação Cultural e Assistencial dos Provincianos de Saitama no Brasil.

Todos foram recebidos por um grupo de pessoas envolvidas no processo de revitalização da praça: moradores do entorno, representantes da SAAP e da organização Zeladoria do Planeta Brasil , além de um assessor do vereador Police Neto (PSD), parlamentar que viabilizou o financiamento de parte das melhorias por meio de uma emenda ao orçamento municipal.

Em setembro de 2016, parlamentares da Província de Saitama – que receberá algumas modalidades durantes os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 – já haviam conhecido a praça e se entusiasmaram com a zeladoria da praça no geral, em especial com projeto de mapeamento das árvores do espaço público.

Tudo indica que a visita de janeiro não será a última deste ano. Os representantes provinciais anunciaram que o Governador de Saitama virá a São Paulo no segundo semestre de 2017 e, que a praça será certamente incluída em seu roteiro na cidade.