13 de outubro de 2013

Conselho Participativo tem inscrições encerradas

Gazeta de Pinheiros, 11/10/2013

As inscrições para o Conselho Participativo nas subprefeituras foram encerradas na última segunda-feira (7). Em cada região, uma Comissão Eleitoral, formada por moradores locais, analisará as intenções de candidatura, que precisaram ser comprovadas por meio de um documento com 100 assinaturas de apoio.

Os nomes dos inscritos que tiveram a candidatura aprovada serão divulgados no dia 28 de outubro. Na Subprefeitura de Pinheiros foram registradas 50 interessados em compor o Conselho Participativo. Já na Subprefeitura do Butantã foram 101 inscrições. A Comissão Eleitoral verificará casos de impugnações de candidaturas e posteriores recursos.

As eleições do Conselho Participativo estão marcadas para 8 de dezembro. O voto é facultativo, ou seja, não obrigatório. Cada morador pode indicar até cinco candidatos para sua região, independente do distrito.

Quem reside em Pinheiros, por exemplo, tem a opção de votar em conselheiros do Itaim Bibi, Alto de Pinheiros ou Jardim Paulista, distritos que também compõem a subprefeitura. No dia do pleito, basta apresentar título de eleitor e um documento de identificação com foto para marcar o voto. A lista dos locais onde as urnas estarão disponíveis será definida também até 28 de outubro pela Justiça Eleitoral.

O Conselho Participativo é um organismo autônomo da sociedade civil, reconhecido pela Prefeitura de São Paulo. Seus membros serão responsáveis por acompanhar a execução de projetos públicos e a aplicação do orçamento municipal.

Na Subprefeitura do Butantã, o distrito do Butantã teve 25 inscritos; a Vila Sônia, 23; Raposo Tavares, 22; Rio Pequeno, 19 e o Morumbi, 11.

Diego Gouvêa