22 de setembro de 2021

Campanha espalha corações gigantes por São Paulo; 4 estão em Alto dos Pinheiros

Muita gente já foi vacinada, as aulas presenciais voltaram, o trânsito está arrastado. A velha rotina aos poucos retorna, mas, embora os piores momentos da pandemia possam ter ficado para trás, suas sequelas – inclusive na saúde mental – estarão conosco ainda por um bom tempo. Então vem bem a calhar uma exposição em céu aberto que faz uma espécie de ode à empatia, à amizade, ao amor e à capacidade de resistir. Trata-se da mostra Art of Love, que espalhou pela cidade de São Paulo 75 esculturas de 2 metros de altura, em forma de coração.

Quatro delas estão em Alto dos Pinheiros, e devem permanecer nas ruas até o final de setembro. Uma no canteiro central da av. Professor Fonseca Rodrigues (na altura do número 2001), outra na praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiro (a Pôr do Sol), uma terceira na praça Panamericana e a quarta na praça Ernani Braga (confira a localização de todas as esculturas na cidade).

Cada coração está pintado de uma forma diferente. São interpretações de artistas plásticos para histórias reais de pessoas comuns. “A ideia da exposição nasceu no início da pandemia. Era preciso falar de amor, de empatia, de solidariedade, de emoções boas. Colocar para fora todos os sentimentos que nos sufocaram e modificaram a nossa história em 2020”, diz Carol Barreto, sócia da Artery, empresa responsável pela exposição.

A empresa divulgou o projeto nas redes sociais para coletar as histórias. Recebeu mais de 100. As empresas patrocinadoras escolheram os relatos que consideraram mais emocionantes (75 ao todo), e então artistas convidados pintaram as esculturas. Em todas delas há um QR Code para acessar a história original – mas a gente resume para você as que estão em Alto dos Pinheiros. Ao final, as obras vão a leilão, cuja renda será revertida para entidades beneficentes, para os artistas e para bancar custos do projeto.

Escultura da av. Prof. Fonseca Rodrigues

Nome: Superação
Artista: Rita Caruzzo
Patrocínio: MPD
A história por trás da obra: Cássio Dutra, 34 anos, é atleta desde criança. Em 2013, sofreu um acidente de carro e ficou paraplégico. Não largou o esporte – ao contrário: usou-o para superar desafios. Hoje ele é paratleta, campeão nacional e da América Latina de crossfit.

Escultura da praça Pôr do Sol

Nome: Razão de Ser
Artista: Irmãos Feitosa
Patrocínio: PremierPet
A história por trás da obra: Trata-se de uma menina que ganhou seus primeiros cães aos 5 anos. Mais tarde, quando foi estudar em colégio interno, eles foram doados – e ela até ficou doente. Anos depois ganhou duas cachorrinhas, e as duas tiveram problemas no parto. A menina, então com 13 anos é que as salvou. A partir daquele momento, teve a certeza de que seria veterinária – o que de fato aconteceu.

Escultura da praça Panamericana

Nome: Jubilee
Artista: Lucas Ksenhuk
Patrocínio: PremierPet
A história por trás da obra: Quando um garoto tinha 9 anos e vários animais de estimação, uma veterinária o convidou a ajudá-la na clínica. Ele se realizou ao dar banho num poodle. Decidiu dedicar-se à área de tosa e a especializar-se. Anos depois, ganhou um bichon frisé, o Jubilee, com a missão de torná-lo um campeão. Foi paixão dupla à primeira vista. Jubilee virou mesmo um campeão e ele, um tosador de referência.

 Escultura da praça Ernani Braga

Nome: Heart in Love
Artista: Waleska Nomura
Patrocínio: Amend
A história por trás da obra: Mais uma que envolve animais de estimação. Dessa vez, uma gata. A personagem da história havia terminado um namoro, estava endividada e muito triste. Uma amiga veterinária pediu ajuda para criar uma gata – deixou a bichana com ela. Era uma bolinha branca de pelos, assustada e indefesa. A moça acordava todo dia sem vontade alguma de fazer nada – mas a necessidade de ir ao mercado comprar comida para a gata, e depois de cuidar dela, salvou-a da depressão.