18 de abril de 2014

Município mantém ações intensificadas de prevenção e combate à dengue

Prefeitura de São Paulo, 17/04/2014

Notificações chegam a 2.538 e representam taxa média de incidência de 22,6 casos para 100 mil habitantes. Casos estão acima da média no distrito do Jaguaré, na Zona Oeste

O registro de casos de dengue neste ano em São Paulo chegou a 2.538, um aumento de 66% na comparação com o mesmo período de 2013. O dado considera as notificações recebidas nas primeiras 15 semanas epidemiológicas e pode variar na medida em que os casos são registrados pelas unidades de saúde.

A taxa de incidência da cidade é 22,6 (casos para cada 100 mil habitantes), considerada baixa de acordo com o Ministério da Saúde (veja tabela abaixo). Em 2013, em 15 semanas, foram notificados 1.523 casos. Durante todo o ano passado foram 2.617 casos e índice 23,3.

Casos registrados em São Paulo

 

2010    

2011    

2012    

2013     

2014

Até 15ª semana      

3046

1788

441

1523

2538    

Total do ano

5866

4191

1150

2617

Clique AQUI para ver o detalhamento de casos registrados (2010 a 2014)

Detalhamento de notificações nos 98 distritos
O avanço dos registros segue a tendência verificada no último balanço, com concentração de casos em distritos da zona oeste, próximos a Osasco. No Jaguaré, foram registrados 387 casos e o índice é de 776,1, considerado alto. Na Lapa, foram 189 casos e índice de 287,5, considerado médio. Em Rio Pequeno foram notificados 172 casos e o índice é 145,2, também considerado médio.
Outros dois distritos na divisa com Guarulhos também tiveram aumento expressivo de casos registrados. Em Tremembé (Zona Norte) o número de notificações recebidas foi de 254 casos e o índice é de 128,8, também considerado médio. Na Vila Jacuí (Zona Leste), foram 122 registros com índice de 85,7 casos considerada baixa.

A taxa de incidência também está alta em comparação com a média da cidade (15,5) nos distritos do Carrão, zona leste (82,9), Santo Amaro, zona sul (64,3), Jaguara, zona oeste (60,3) e Vila Leopoldina, zona oeste (53,2).

Clique AQUI para ver o detalhamento dos registros por distrito (2010 a 2014)

Ações de combate e prevenção
Para ajudar a combater a doença, a Prefeitura preparou uma série de ações para esse feriado da Páscoa concentradas na região da Zona Norte. Nesta sexta-feira (18) será realizada uma ação educativa dentro do Parque do Horto Florestal. Ações de bloqueios de criadouros serão feitas tanto na sexta (18) quanto no sábado (19) nas regiões dos bairros Jardim Vista Alegre, Elisa Maria e Jardim Paulistano. Ainda no sábado (19) será realizada uma ação de nebulização nas ruas próximas e na Escola Estadual Ruy Barbosa.

Na segunda-feira (21), as equipes de saúde farão ainda outra ação de bloqueio de criadouros na região do Mandaqui. No mesmo dia, será feita uma operação semelhante na área do Recanto dos Humildes, Alpes do Jaraguá, Jardim Ipanema, Vila Mirante e Vila Pereira Barreto, com distribuição de telas de caixa d’água quando necessário, além de bloqueio e nebulização na área da Vila Zatt. Na segunda (21) será realizada ainda bloqueio de criadouros e nebulização nas regiões do Limão e Cachoeirinha.

Até a semana retrasada, a Prefeitura realizou orientação em 272 mil imóveis com panfletos, visitas e bloqueios de criadouro em 107 mil casas e comércios e nebulização em mais 11 mil com aparelho costal. Mais de 120 mil visitas foram feitas de casa em casa, além de ações em 6 mil pontos estratégicos, como desmanches, ferro velhos, floriculturas e borracharias. Além disso, a Prefeitura está reforçando as campanhas de rádio, metrô e ônibus.

Desde 7 de abril a Prefeitura realiza uma ação conjunta com o município de Osasco na região do Parque Continental (subprefeitura da Lapa), em área próxima ao limite entre as duas cidades. Foram realizadas nebulizações e trabalhos de orientação e bloqueio de criadouros. Também foram distribuídas redes para a proteção das caixas d’água. Segundo a Covisa, o bairro recebeu três dias de cuidados intensivos.

Clique aqui para conhecer o informe técnico sobre a dengue enviado em janeiro e novamente em abril a todas as unidades de saúde da capital

Óbito
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou no dia 7, o primeiro óbito por dengue grave no município. I.B., 6 anos, morreu na quarta-feira passada (2). A criança morava no Jaguaré, distrito com alta incidência. O caso está sob apuração técnica da vigilância sanitária.

Como prevenir
– Pratos de vasos de plantas devem ser preenchidos com areia;
– Tampinhas, latinhas e embalagens plásticas devem ser jogadas no lixo e as recicláveis guardadas fora da chuva;
– Latas, baldes, potes e outros frascos devem ser guardados com a boca para baixo;
– Caixas d’água devem ser mantidas fechadas com tampas íntegras sem rachaduras ou cobertas com tela tipo mosquiteiro;
– Piscinas devem ser tratadas com cloro ou cobertas;
– Pneus devem ser furados ou guardados em locais cobertos;
– Lonas, aquários, bacias, brinquedos devem ficar longe da chuva;
– Entulhos ou sobras de obras devem ser cobertos, destinados ao lixo ou “Operação Cata-Bagulho”;
– Cuidados especiais para as plantas que acumulam água, como bromélias e espadas de São Jorge; ponha água só na terra.

dengue

Sintomas
A presença de dois sinais, combinada com febre alta, é indicação para procurar o serviço médico, principalmente, quem está chegando de viagem de região contaminada. Os sintomas da Dengue Clássica como é chamada, acrescida de dor abdominal contínua, suor intenso e queda de pressão caracterizam a Dengue Hemorrágica.
– Febre alta (acima de 38°C)
– Fraqueza e prostração ou fraqueza
– Dor no corpo e nas juntas
– Dor de cabeça
– Dor no fundo dos olhos (Sem resfriado ou coriza)

Entenda o índice: Taxa de incidência de dengue*
0 a 100 casos por 100 mil habitantes – baixa incidência
100 a 300 casos por 100 mil habitantes –  média incidência
Acima de 300 casos por 100 mil habitantes – alta incidência
* Ministério da Saúde

Mais sobre a dengue no blog da SAAP