18 de abril de 2014

Nível do Sistema Cantareira sobe para 12,3%

Sistema Cantareira, 16/04/2014

O nível do Sistema Cantareira atingiu a marca de 12,3%, registrando um aumento de 0,3 em relação ao dia anterior. A recuperação se deve às chuvas de ontem (15/4) na divisa do estado de São Paulo com o sul de Minas Gerais, em especial nas cabeceiras dos rios da região. A precipitação pluviométrica do dia foi de 21,1 mm. A média de chuva neste mês de abril está em 83,6 mm, prestes a alcançar a média histórica do mês, que é de 89,3 mm.

Esta é a segunda vez em poucos dias que o Sistema Cantareira apresenta recuperação. No último domingo (13/4), o nível do Sistema Cantareira foi de 12,1%, o que representava um aumento de 0,1.

A região Centro Sul do país enfrenta a maior crise hídrica da história. O fenômeno ocorre pelo calor recorde e pelo mais baixo índice de chuvas já registrado nos últimos 84 anos.

Desde o início do período crítico da maior estiagem da história, a Sabesp desenvolve intensa campanha junto aos veículos de comunicação sobre a necessidade de economizar água. Em fevereiro foi lançado um incentivo financeiro para quem diminuir o consumo. A Sabesp e o Governo do Estado criaram o bônus de 30% de desconto na conta para quem economizar no mínimo 20% de água, antes apenas para consumidores do Sistema Cantareira e em 1º de abril ampliado para toda a Região Metropolitana de São Paulo. O programa gerou boa resposta: até o final de março, 76% dos consumidores reduziram o uso de água, sendo que 37% conseguiram atingir a meta necessária para a bonificação.

Outra medida adotada foi a transferência de águas dos sistemas Alto Tietê e Guarapiranga para usuários do Cantareira. Além disso, foram iniciadas as obras para utilização da reserva estratégica do Sistema. Semana passada tiveram início as obras do Sistema São Lourenço, que contribuirá com mais 4,7 m3 por segundo. A obra está prevista para ser concluída em 2017.

Saiba como economizar

Para economizar, a Sabesp recomenda que o consumidor adote algumas atitudes diárias. Veja abaixo:

– tome banhos rápidos e feche a torneira ao ensaboar;

– lave a louça de uma vez e feche a torneira ao ensaboar;

– não lave a calçada e o quintal, use a vassoura;

– evite lavar o carro, se for lavar use um balde;

– acumule roupas para lavar na máquina de uma vez só e reutiliza a água da maquina para lavagem de quintais e calçadas;

– deixe a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer barba;

– fique atento aos vazamentos internos e conserte-os assim que forem detectados.

Leia mais sobre a Campanha de Economia de Água da SAAP