16 de setembro de 2015
Participação em conselho pode ajudar a melhorar segurança do bairro
Em vez de apenas observar o policiamento do seu bairro, por que não conversar com os responsáveis pelo serviço e ajudá-los na resolução dos principais problemas? Mensalmente, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Pinheiros reúne moradores, a comandante da Polícia Militar e o delegado titular da região.
Os encontros são abertos a qualquer morador. “Os conselhos são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais”, explica a coronel Dulcinéia Lopes, comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), que faz o policiamento da região de Pinheiros.
O Conseg Pinheiros já discutiu temas como a segurança durante o Carnaval, a situação da Vila Madalena durante a Copa do Mundo, ocorrências policiais de interesse da comunidade e dados e metas sobre criminalidade.
Criado pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo em 1985, o modelos dos Consegs é elogiado pela comandante. “A legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que eles representam, hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem-sucedida iniciativa de polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil”, destaca.
Em Pinheiros, as reuniões acontecem na primeira segunda-feira de cada mês. A próxima será em 5 de outubro, às 19h30, na sede da Associação Comercial de Pinheiros (rua Simão Álvares, 517). Participe!
Veja também
30 de outubro de 2018
Novo, PSL e PSol foram os mais votados na região de Alto dos Pinheiros no 1º turno
16 de junho de 2021
Para SAAP, adiar agora revisão de plano diretor seria prejudicial
14 de outubro de 2015