29 de setembro de 2013

S.Paulo terá mais de 600km de rede cicloviária, diz CET

Câmara Municipal de São Paulo, 26/09/2013

A capital paulista deve ter cerca de 650 quilômetros de rede cicloviária nos próximos anos. É o que garantiu o superintendente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Ronaldo Tonobom, durante a mesa de debate “Gestão da Política Municipal de Mobilidade por Bicicletas” realizada durante um seminário nesta quarta-feira promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana.

Segundo Tonobohn, essa é a rede que já está projetada. “A rede planejada é de 650 quilômetros. No entanto, as vias podem aumentar com os planos cicloviários que cada subprefeitura está elaborando”, sinalizou o superintendente. Atualmente, a capital paulista tem 120,8 quilômetros de ciclofaixa operacional de lazer.

Outra iniciativa para estimular o uso das bicicletas em São Paulo é o uso do Bilhete Único para utilizar os veículos do projeto Bike Sampa. A experiência realizada no primeiro semestre nas estações Parque Trianon, Shopping Eldorado e Shopping Metrô Santa Cruz do projeto foi tão eficiente que, de acordo com Tonobom, os novos locais de retirada de bicicleta do projeto já estão sendo criados com os leitores dos cartões do Bilhete Único.

Durante o debate, o diretor da SP Urbanismo, Gustavo Partezani, também ressaltou que o Executivo está preocupado em fazer ciclovias integradas a outros modais. “Ciclovia boa é aquela que tem inúmeras conexões no meio do caminho”, sinalizou.

A segurança para os que circulam nas vias também está sendo priorizada com a exigência de que os novos projetos de pontes contemplem a travessia de pedestre e o uso de bicicleta e também há um estudo na CET para a redução da velocidade dos veículos em todas as vias.

As discussões sobre o uso da bicicleta na capital paulista foram realizadas ao longo de mais de seis  horas de debate. E, para o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana, Floriano Pesaro (PSDB), o debate foi muito importante. “Gostaria de agradecer a todos que participaram desse seminário e espero que o Plano Diretor, que chega à Câmara nesta quinta-feira, destine recursos para ações voltadas para o uso da bicicleta para melhorar a mobilidade”, disse. (Kátia Kazedani)