2 de junho de 2021

Em reunião com a SAAP, CET se dispõe a rever trechos de ciclovias

A ampliação da malha de vias para bicicletas é sempre bem-vinda – em Altos dos Pinheiros e em outras regiões da cidade. O pacote mais recente de obras, concluído em janeiro, foi um passo na direção certa, mas logo a SAAP percebeu algumas falhas e começou a receber queixas de moradores. Em maio, conseguimos uma reunião para debater esses pontos com o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Levi dos Santos Oliveira, que estava acompanhado de engenheiros da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET).

As ciclovias (vias separadas do tráfego de veículos) e ciclofaixas (vias na própria faixa de rolamento, delimitada por pintura no asfalto) foram feitas, entre outros locais, nas avenidas Diógenes Ribeiro de Lima, São Gualter, dos Semaneiros, Padre Pereira de Andrade e Antônio Batuíra e nas ruas Nazaré Paulista, Alvilândia, Japiaçoia, Simão Álvares e Belini.

Um dos problemas é que há ciclofaixas em frente a escolas, em trechos que coincidem com a chegada e saída de carros para deixar e pegar crianças. Isso ocorre nas ruas Japiaçoia, Alvilândia e Nazaré Paulista. Na reunião, a CET se comprometeu a estudar esses pontos.

Os engenheiros da CET explicaram que as estruturas para bicicletas, previstas no plano de mobilidade aprovado em 2015, estão sendo implantadas com o objetivo de interligar avenidas com outras vias fora do bairro, em especial as que levam a terminais de ônibus, metrô e trens, e também a parques.

Os técnicos se colocaram à disposição para esclarecer pontos específicos e ouvir as sugestões da SAAP. Além disso, enviarão um mapa atualizado das ciclovias e ciclofaixas do bairro e as datas das conclusões dos novos trechos.

A associação ainda aguarda respostas sobre colocação de semáforos em todos os cruzamentos das avenidas Pedroso de Morais e Professor Fonseca Rodrigues, instalação de iluminação em alguns trechos, campanhas educativas, estudos para novas vias em Alto dos Pinheiros e data para inauguração de ciclofaixa na ponte Cidade Universitária – obra que a SAAP considera especialmente importante.

A SAAP agradece a disposição ao diálogo da CET e do secretário. Acreditamos que a troca de ideias entre os técnicos e os moradores que lidam diariamente com os benefícios e as eventuais falhas das ciclovias e ciclofaixas é fundamental para melhorar a mobilidade na nossa região.