25 de agosto de 2016

SAAP adota mais uma praça, e espaço já começa a receber cuidados

pisadas

Quem vive nos grandes centros urbanos, em meio à poluição do dia a dia, não pode ignorar a importância das áreas verdes para a manutenção da qualidade de vida. Não é à toa que a SAAP se empenha tanto em preservar e conservar a vegetação de Alto dos Pinheiros, uma das principais características do bairro. E um dos recursos para viabilizar isso é a adoção de praças.

Em julho, a SAAP concluiu os trâmites com a prefeitura para cuidar da praça Norma G. Arruda pelos próximos dois anos. E mal assumiu o espaço -bem ao lado da praça Conde de Barcelos, perto do Colégio Santa Cruz-, já começou a trabalhar para deixá-lo mais limpo.

“Fizemos uma pequena intervenção. Colocamos pisadas no chão feitas com a madeira de uma árvore que tinha caído na praça Província de Saitama. Também fizemos a limpeza do lixo”, diz Carine Galvão, diretora da SAAP.

O próximo passo é aguardar o fim da temporada seca para recuperar uma parte da praça que está com a vegetação pisoteada.

Futuramente, haverá o mapeamento e a identificação das espécies vegetais que existem no local, a exemplo do que foi feito em outros espaços públicos de Alto dos Pinheiros.

Carine aproveita para alertar: folhas acumuladas pelo chão não são resíduos! “Optamos por não retirá-las porque elas ajudam a proteger o solo. Pode dar um certo ar de ‘pouco caso’, mas é na verdade melhor para o meio ambiente”, explica.

A Norma G. Arruda não é a primeira  área verde que a SAAP adota. Nos últimos dois anos, também estiveram sob responsabilidade da associação as praças São Gonçalo e Ignez Guimarães S. Pestana. O processo de renovação do termo de adoção de ambas deve ser concluído em breve.