27 de agosto de 2014
Sabesp responde à Rede Nossa São Paulo cartas sobre a crise da água
Em junho a SAAP foi cossignatária da Carta Aberta: Por maior transparência nas questões das águas. Agora em agosto a SABESP respondeu à carta.
Rede Nossa São Paulo, 15/08/2014, por Airton Goes
Nesta sexta-feira (15/8), a Rede Nossa São Paulo recebeu respostas da Sabesp para duas cartas que haviam sido encaminhadas recentemente à empresa.
Um dos documentos, em formato de carta aberta assinada por 64 organizações, solicitava à Sabesp e ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, “maior transparência nas questões das águas”.
Entregue à empresa no dia 15 de julho, a carta aberta, além de propor a transparência total dos dados, apresentava várias questões sobre a crise da água vivenciada pelos paulistas, entre as quais: o prazo previsto para acabar a reserva do volume morto do que está sendo utilizado e se existe um plano de emergência para a cidade?
Como resposta ao documento, a Sabesp limita-se a afirmar que “mantém a sociedade informada sobre a real dimensão de seus mananciais, bem como sobre as ações que está implantando para o enfrentamento adequado da crise hídrica”.
Segundo a empresa, as informações estão disponibilizadas no site oficial da companhia (http://sabesp.com.br) e em uma página específica, que foi implantada para manter a atualização diária dos dados (http://www2.sabesp.com.br/mananciais/DivulgacaoSiteSabesp.aspx).
A outra carta, que havia sido encaminhada pela Rede Nossa São Paulo à Sabesp no dia 7 de julho, apresentava 15 boas práticas de preservação dos recursos hídricos e de gestão da água em diversas cidades do mundo.
As boas práticas estão no Programa Cidades Sustentáveis e foram apresentadas no evento “Crise da água; desafios e soluções”, como sugestões para uma política pública eficiente no setor.
Clique aqui e confira a íntegra do documento, com as 15 boas práticas de preservação dos recursos hídricos e gestão da água.
Sobre esse documento, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo informa que a empresa “já incorporou e participa da implementação de algumas destas práticas [mencionadas na carta enviada pela Rede Nossa São Paulo]”.
O pequeno texto da Sabesp argumenta ainda que algumas das sugestões, para serem implementadas com sucesso, dependem de leis e programas municipais e estaduais.
A empresa conclui afirmando que “trabalha, constantemente, em ações para melhorar a gestão dos recursos hídricos, e está sempre disposta a defender, junto aos governos municipal e estadual, a aprovação de leis e programas que preservem os recursos hídricos”.
Veja também
28 de agosto de 2014
Prisão de meliantes
21 de novembro de 2017
Após pedido da SAAP, Comgás dobra rede de gás encanado em Alto dos Pinheiros
27 de maio de 2021
Projeto de livros gratuitos já tem 5 unidades em Alto dos Pinheiros
23 de dezembro de 2021