25 de setembro de 2013

Seminário com Secretária de Transportes de Nova York discutirá políticas cicloviárias para São Paulo

Vá de Bike, 13/09/2013, por Rachel Schein

Frente Parlamentar em defesa da Mobilidade Humana de São Paulo promoverá, no dia 25 de setembro, um seminário para discutir as políticas públicas para transformar a cidade.

A Secretária de Transportes de Nova York, Janette Sadik-Khan, contará sua experiência em políticas públicas e articulação entre os poderes para implantação do programa “Susteinable Streets”, que aos poucos vem transformando sua cidade em um ambiente que prioriza as pessoas (saiba mais). Sua apresentação será no início do seminário, logo após a mesa de abertura que acontece às 15h.

seminario-a-bicicleta-em-sao-paulo-25-setembro-Janette-Sadik-Khan

 

Outro ponto interessante do seminário será a apresentação dos trabalhos que os vereadores da Frente vêm realizando junto à sociedade civil. Desde que foi criada, em abril deste ano, a Frente criou grupos de trabalho que se reúnem a cada 15 dias para pensarem uma cidade melhor.

Legislação e orçamento

As 16h30 serão apresentados os trabalhos realizados pela Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana, através dos GTs de Consolidação da Legislação e de Orçamento.

A cidade de São Paulo possui um número muito grande de leis relativas a bicicleta e poucas delas são efetivas. O GT de Consolidação da Legislação buscou realizar um panorama completo de legislação cicloviária em vigor e fazer uma proposta de consolidação destas leis. Já o de Orçamento trabalhou na identificação dos recursos gastos, além de uma estimativa do que seria necessário para implementar a infraestrutura cicloviária prevista no Plano de Metas e para incrementar as políticas públicas para o tema.

Os resultados do trabalho sobre legislação serão apresentados por:
Daniel Guth, fotógrafo, consultor de mobilidade urbana, coordenador da implantação das ciclofaixas de lazer e do programa Escola de Bicicleta
Carlos Henrique Lopes, administrador, cientista político e colaborador da Ciclocidade, engajado nos projetos de política pública de mobilidade por bicicletas na cidade

O nome do representante do GT de Orçamento ainda será divulgado.

Vereador Floriano Pesaro. Foto: RenattodSousa

Vereador Floriano Pesaro, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana. Foto: RenattodSousa

Políticas públicas para estimular o uso da bicicleta

As 18h15 haverá uma mesa com representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Coordenação de Subprefeituras e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), discutindo como São Paulo vem articulando as diversas iniciativas de implantação e mobilidade por bicicletas e quais as perspectivas para redes cicloviárias e políticas de fomento para que se estimule o uso da bicicleta.

Às 19h30, falam sobre fomento, educação e cultura da bicicleta:
Sabrina Duran, jornalista do Na Bike e criadora do projeto Arquitetura da Gentrificação, que tem como objetivo mapear os processos de “higienização” (gentrificação) na região central da capital paulista
Jaime Oliva, geógrafo, professor da USP, com doutorado em Geografia Urbana baseado em pesquisa sobre a automobilização da metrópole de São Paulo
João Lacerda, da associação Transporte Ativo

A Frente de Mobilidade e o Seminário

Para o vereador Floriano Pesaro (PSDB), presidente da Frente, “o seminário é importante porque é mais um espaço para debater e disseminar conhecimentos sobre o tema. A bicicleta é um meio de transporte que a cidade não pode ignorar. É preciso que tanto o governo como a população, ciclistas ou não, tenham consciência de seus direitos e deveres, para que haja harmonia no ir e vir de todos.” E ressalta a importância da execução da estrutura cicloviária na cidade: “o governo precisa aceitar que muita gente escolheu a bicicleta como meio de transporte e é necessário dar a essas pessoas o mínimo de infraestrutura para circular na cidade.”

Vale lembrar que a Frente trata de todos os assuntos relacionados à mobilidade humana, ou seja, qualquer modo de locomoção que não seja motorizado. As reuniões acontecem a cada 15 dias e são abertas à participação do público.

Programação e Inscrições

A programação completa do seminário pode ser vista na página do evento no Facebook.

Mas atenção! Para confirmar sua inscrição, é preciso mandar um e-mail para mobilidadehumana@camara.sp.gov.br com seu nome e telefone.

Onde e Quando

Câmara Municipal de São Paulo
Plenário 1º de Maio

Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista

Vá de bike, há bicicletário no local!

Dia 25 de setembro (quarta-feira), das 15h às 21h

Nos vemos por lá!
[blog_subscription_form]