12 de dezembro de 2022

SAAP faz 45 anos em bairro, como sempre, em transformação

O que era Alto dos Pinheiros 45 anos atrás? Uma região formada por residências amplas, com quintais arborizados, habitadas por famílias com três, quatro filhos. Alguns terrenos ainda vagos, pouco ou nenhum comércio mesmo nas vias principais. E muitos moradores preocupados com uma mudança importante: desde 1976, a fiscalização das construções deixara de ser feita pela empresa que planejou e criou o bairro, a Cia. City — a Prefeitura passara a ser responsável por estipular e verificar o cumprimento das regras .

A preocupação de que o poder público não conseguisse fazer uma boa fiscalização foi um dos motores da fundação, em 13 de dezembro de 1977, da SAAP, então chamada Sociedade dos Amigos de Alto dos Pinheiros – Santa Cruz (leia o livro que conta a história de Alto dos Pinheiros e da SAAP).

Muita coisa mudou ao longo dessas quatro décadas e meia. As famílias encolheram, quase não há mais terrenos disponíveis, algumas casas deram lugar a comércio ou serviço, outras viraram pequenos condomínios e, sobretudo nas franjas do bairro, outras foram substituídas por prédios.

Quase sempre são mudanças que trouxeram vantagens e desvantagens ao mesmo tempo. A construção do shopping Villa-Lobos, por exemplo, gerou mais movimento em algumas vias do bairro – mas quantas vezes as lojas ou os serviços de lá não quebraram o galho dos moradores?

De qualquer forma, podemos dizer que, em grande parte, a SAAP tem sido bem-sucedida em manter as características de bairro-jardim de Alto dos Pinheiros. Uma comparação entre as fotos de 1977 e outra mais atual mostra que a região, sobretudo frente a outras partes da cidade, conseguiu preservar-se.

Se isso ocorreu nestes 45 anos, é só porque a associação pôde contar com a colaboração de muitos, muitos moradores. Colaboração por vezes direta (por meio da ação voluntária de diretores e presidentes da instituição, da contribuição financeira de associados a nossas operações), por vezes indireta (por meio do apoio a projetos, do engajamento em campanhas, da apresentação de queixas ou suspeitas de irregularidades).

Tanta coisa mudou por aqui nestes 45 anos, mas uma não: a disposição dos moradores em trabalhar juntos em prol de objetivos semelhantes. Parabéns a todos nós!