12 de fevereiro de 2021

Alto dos Pinheiro ganha espaço cultural para eventos ‘intimistas’

Quase um ano antes do início da pandemia, Alto dos Pinheiros ganhou seu primeiro centro cultural, a Casa do Parque. Agora, quase um ano depois, ganha o segundo: o Espaço Cultural Bricabraque (r. Dr Alberto Seabra, 900 B). A ideia é abrigar peças de teatro, exposições, leituras, lançamentos de livros e pequenos shows.

Quem está à frente da empreitada é a produtora cultural Priscila Prade, uma fotógrafa renomada, exímia retratista. Ela não é nova no bairro. No mesmo imóvel do Bricabraque, montou há 15 anos sua produtora cultural e seu estúdio de fotografia. Para o novo espaço, fez uma reforma, criando o espaço multiúso que ora serve de local para exposição, ora para pequenas apresentações cênicas e shows. O palco tem tamanho enxuto (para um, dois artistas no máximo), e na plateia cabem até 50 pessoas.

A proposta é fazer eventos pequenos – “intimistas”, como define Priscila. Em teatro, devem predominar os monólogos. Nos shows, apresentação de um artista – frequentemente no estilo banquinho e violão. O centro fica aberto até as 20h (dias de exposições) ou 22h (apresentações).

Durante a pandemia, a programação é parte on-line, parte presencial. No presencial, há exposições (a visita é gratuita, mas precisa ser agenda por WhatsApp) e monólogos teatrais (apresentações pagas, e o ingresso pode ser comprado on-line).  Nos dois casos, o espaço recebe no máximo 15 pessoas por vez. A programação on-line abrange peças de teatro, apresentações de dança e shows.

“Já era uma antiga ideia minha. Com a paralisação por conta da pandemia, tive tempo de programar tudo, fazer as adaptações necessárias”, comenta Priscila. “Como é um lugar pequeno, para público reduzido, se tornou o momento certo para inaugurar com calma, sentir o público, o interesse.”

A inauguração foi em 8 de fevereiro, com uma exposição de Fernando Bretas. Em 20 e 21 de fevereiro, o Bricabraque abre espaço para o monólogo “A ciumenta”, com Renata Brás. Quer acompanhar a programação? Siga a página do Bricabraque no Instagram ou no Sympla.