10 de janeiro de 2023

Segunda campanha de reciclagem de 2022 coletou quase 4 toneladas

Televisões de tubo, celulares antigos (do tempo em que não havia smartphone), projetores, quilos e mais quilos de fios, cabos e carregadores. Tudo isso – e mais tanta coisa – os moradores da região levaram para reciclagem em junho, numa campanha promovida pela SAAP. E, pouco mais de quatro meses depois, repetiram a dose. A segunda campanha realizada pela SAAP em 2022, em outubro, coletou novamente várias TVs antigas, inúmeros celulares em desuso e diversos outros itens. Ao todo, foram arrecadadas mais de 3 toneladas – materiais que, em vez de ir para o lixo, puderam ser reaproveitados.

Essa foi a nona campanha de reciclagem da SAAP. Como nas anteriores, o objetivo principal era receber coisas difíceis de serem recicladas, como eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias, aerossol e materiais de escrita. Desta vez, envolveu duas frentes.

A principal delas, em 22 de outubro, foi feita em parceria com a Recycare. A empresa recolheu quase 3 mil quilos de “lixo” – transformando-os em partes de alumínio, plástico, placas e sucatas de metal, para que servissem de matéria-prima a incontáveis setores (veja o certificado emitido pela Recycare). No mesmo dia, a Dinâmica Ambiental recolheu latas de aerossóis, objetos que, descartados incorretamente, podem pôr em risco pessoas e o meio ambiente. Foram mais de dez quilos de latas de ferro e alumínio (veja o certificado) e de tampinhas plásticas (veja o certificado).

Além disso, a própria SAAP coletou 2 quilos de materiais de escrita e os repassou à TerraCycle, que tem um programa em parceria com a Faber-Castell para dar destinação correta a esse tipo de instrumento. E ainda houve 50 quilos de livros, doados para o projeto Livros Livres, que disponibiliza livros em casinhas colocadas em praças de Alto dos Pinheiros.

Uma segunda frente, em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) e com a empresa Vertas, instalou pontos de coleta em condomínios e empresas da região. Assim, foram mais de 500 quilos recolhidos.

A campanha só pôde atuar em tantas frentes, recebendo materiais tão diversos, porque contou com muitos apoios de empresas como Local Imóveis, Aster, Ferring Pharmaceuticals, BUCC Workspaces, Igreja Presbiteriana de Pinheiros, Polo EaD Pinheiros do Mackenzie, Sabesp, Piu Salute e outras. E também de associações de bairro: Sociedade Amigos da Vila Madalena (Savima), Associação dos Moradores de Pinheiros (Amor Pinheiros) e Associação dos Moradores das Ruas Morás, dos Tamanás, Iquitos, Zapara, dos Miranhás, Jupuá e dos Juris (AmoCity Morás).

E, claro, das famílias que levaram materiais para reciclar, divulgaram a ação junto aos vizinhos e, assim, ajudaram na preservação do planeta.

Um muito obrigada da SAAP a todos vocês. Estejam certos de que em 2023 haverá mais!