22 de outubro de 2018

Em novo planejamento, SAAP redefine sua missão e apresenta novas estratégias de ação para os próximos anos

No ano de seu quadragésimo aniversário, a SAAP decidiu mirar no futuro, mas sem deixar de lado suas raízes. O resultado é um planejamento estratégico — construído ao longo de muitas reuniões — em que a associação redefine sua missão e explica suas novas formas de atuação.

“Haverá, obviamente, continuidade em relação ao trabalho que já fazíamos. A novidade é que agora teremos ainda mais clareza sobre como realizar nossas atividades”, afirma a vice-presidente da SAAP, Márcia Kalvon Woods.

A missão da associação passou a ser “atuar pela qualidade de vida de todos que residem e frequentam o Alto dos Pinheiros, preservando o meio ambiente e as características do bairro, valorizando a boa convivência e a cidadania”.

O novo texto conserva o cerne da atuação da SAAP desde sua fundação, em 1977: preservar as características predominantemente residenciais do bairro. A associação continuará trabalhando também nas questões de zeladoria urbana, mobilidade, segurança e tranquilidade, e cidadania e convivência.

E como fazer tudo isso? Esse é outro ponto que emergiu do planejamento estratégico. A associação passará a atuar em três frentes:

Advocacy: fomentar e influenciar políticas públicas. Um caso recente desse tipo de atuação foi durante as discussões do Plano Diretor e da Lei de Zoneamento, nas quais a associação participou ativamente para garantir o melhor para Alto dos Pinheiros.

Mediação e articulação: fazer uma “ponte” entre moradores, empresas e poder público, mediando e articulando discussões sobre temas como obras no bairro, conflitos diversos, qualificação de serviços de atendimento ao cidadão do poder público e fiscalização em geral. Isso ocorre, por exemplo, quando a SAAP leva à prefeitura uma demanda de um ou vários moradores.

Desenvolvimento e execução de programas e projetos: pensar em projetos temáticos de interesse do bairro, que serão realizados com mobilização de recursos próprios. É o caso da bem-sucedida campanha para arrecadar doações com a finalidade de instalar câmeras em pontos estratégicos do bairro.