16 de outubro de 2019

Semana Lixo Zero: ação em casas de repouso terá distribuição de flores e campanha sobre práticas sustentáveis

A festa acaba quando a luz apaga? Não para as flores que a ONG Flor Gentil recolhe ao final de eventos. Depois de transformadas em arranjos, elas ganham vida nova e são distribuídas em casas de repouso de diversos bairros de São Paulo —incluindo Alto dos Pinheiros —, fazendo a alegria dos idosos que vivem nelas. E a SAAP vai aproveitar as portas que a organização abre para incentivar ações de sustentabilidade nesse tipo de estabelecimento.

“A ideia é que, durante a entrega das flores, a SAAP entre falando sobre questões relacionadas aos resíduos de saúde”, explica a diretora geral da Flor Gentil, Cecilia de Paula e Maia, que acrescenta: “No momento da distribuição, as pessoas ficam mais receptivas a ouvir mensagens como as que a associação quer passar”.

A iniciativa acontecerá em 20 e 21 de outubro. “No domingo, fazemos a separação das flores, para ver o que poderá ser usado. Os voluntários, então, trabalham na construção de arranjos, que serão distribuídos no dia seguinte”, continua.

A diretora da Flor Gentil destaca que a força motriz do projeto é a solidariedade. “Não fazemos nada sem flores doadas e sem voluntários”, diz.  Até por isso, Cecilia faz um apelo: “Se você tem algum evento no próximo fim de semana, entre em contato com a gente para doar as flores após a festa”.

Os cerca de 3.200 voluntários e simpatizantes cadastrados na Flor Gentil já distribuíram mais de 100 mil arranjos, desde que a organização foi criada em Alto dos Pinheiros, em 2010, pela florista Helena Lunardelli.

A ONG também busca patrocínios, doações de recursos, de materiais e, claro, de flores. “A Helena escolheu trabalhar com idosos ao perceber que havia poucos projetos ligados à terceira idade. No bairro, também havia muitas casas de repouso”, explica Cecilia, voluntária desde 2013 e que assumiu a diretoria em 2016.

Dos mais de 60 estabelecimentos atendidos pela Flor Gentil em toda a cidade, 11 deles estão em Alto dos Pinheiros, onde há 16 casas de repouso mapeadas.

Iniciativa nacional

A ação acontecerá no âmbito da Semana Lixo Zero, mobilização nacional com foco na sustentabilidade. Liderada pelo Instituto Lixo Zero, o evento acontece entre 18 e 27 de outubro. Durante a visita às casas de repouso, a SAAP distribuirá carta divulgando a semana e falando sobre alguns projetos que apoia em Alto dos Pinheiros.

Também aproveitará a oportunidade para estimular a adoção de práticas sustentáveis nesses locais, alertando ainda sobre a importância da adequação às normas municipais de limpeza relativas a estabelecimentos de saúde.

A  GLH Assessoria e Consultoria Ambiental, especializada na gestão de resíduos na área de saúde, é parceira da SAAP e da Flor Gentil na iniciativa.

A associação, com o patrocínio da Ferring e Aster, coordena, junto com diversas organizações, uma série de ações para a Semana Lixo Zero no nosso bairro.