18 de julho de 2023

Relatório acende alerta: sem ação privada, região perde quase 800 árvores em um ano

Faz um ano que a SAAP lançou uma campanha para incentivar o plantio de árvores em Alto dos Pinheiros. Pode parecer estranho que isso seja necessário no bairro mais arborizado da cidade, mas um relatório da Subprefeitura de Pinheiros mostra que é necessário agir já: só em 2022, a Sub plantou 300 árvores, mas teve de remover 1.088 (ou seja, 788 a mais do que plantou).

Os números são alarmantes, mas é importante deixar claro que se referem apenas à ação da Subprefeitura. Em alguns casos, ela é quem retira, mas não é ela quem planta – em empreendimentos imobiliários, por exemplo, o plantio é de responsabilidade da construtora ou da incorporadora, e não é contabilizado no relatório da Sub. É importante deixar claro, ainda, que os números se referem a todos os distritos da região, não apenas a Alto dos Pinheiros (inclui também Itaim Bibi, Pinheiros e Jardim Paulista).

O mais relevante, porém, é que o relatório demonstra a relevância de os próprios moradores colaborarem para aumentar a quantidade de novas árvores. Como fazer isso? Aderindo à campanha da SAAP.

Como é a campanha?
O morador que quiser ter árvores plantadas na calçada de sua casa deve entrar em contato com a SAAP (saap@saap.org.br), informando nome, endereço e, se quiser, a espécie de sua preferência, dentre as listadas no Manual Técnico de Arborização Urbana da Prefeitura. A SAAP passará a lista para a Secretaria Municipal do Meio e do Meio Ambiente, que fará o plantio. A definição final das espécies dependerá de análise técnica e da disponibilidade de mudas no viveiro municipal Manequinho Lopes.

Quem ficará responsável pelo plantio?
A Prefeitura.

Quem deverá cuidar da muda e da árvore?
Em tese, a Prefeitura. Mas a SAAP entende que o morador que escolheu ter uma árvore em frente de sua casa vai cuidar dela, seguindo instruções de jardineiros e de técnicos da Secretaria do Verde ou da Subprefeitura de Pinheiros. Qualquer intervenção mais relevante, como modificação na calçada ou poda de árvores maiores, requer autorização da Prefeitura.