11 de outubro de 2019

Nova edição da campanha de coleta de lixo eletrônico ganha apoio de empresas

A quinta edição da campanha de coleta de lixo eletrônico promovida pela SAAP contará com aliados de peso. Negócios que aderiam ao programa Empresa Amiga do Bairro estão mobilizando funcionários e clientes para que participem da ação.

O laboratório farmacêutico Ferring, por exemplo, vai ceder espaço na sua sede administrativa, na Praça São Marcos, 624, para receber o material descartado durante a iniciativa, que acontece em 26 de outubro, das 9 às 17h. A empresa, aliás, está fazendo uma campanha interna com a finalidade de recolher, antes mesmo do dia oficial do evento, lixo eletrônico trazido por seus colaboradores.

A Piú Salute, especializada em nutrição e fisioterapia, e V2COM, que trabalha com internet das coisas, também estão promovendo a coleta de resíduos entre funcionários e clientes. Já a unidade de Alto dos Pinheiros do Supera, franquia que trabalha com desenvolvimento de capacidade cerebral e saúde mental, está divulgando o evento entre seus alunos.

Em quatro edições, a campanha já impediu que cerca de 10 toneladas de lixo eletrônico poluíssem o meio ambiente. Com o apoio das Empresas Amigas do Bairro, temos certeza de que o alcance da ação será ainda maior neste ano.

Semana Lixo Zero

A coleta vai ocorrer no contexto da Semana Lixo Zero, campanha nacional de incentivo à sustentabilidade, que acontecerá entre 18 e 27 de outubro, em várias cidades do país.

A SAAP, com o patrocínio da Ferring e Aster, coordena, em parceria com diversas organizações, uma série de ações para a Semana Lixo Zero em Alto dos Pinheiros. O evento é uma iniciativa nacional liderada pelo Instituto Lixo Zero.

O que é considerado lixo eletrônico?

Desde a primeira edição, em 2017, a SAAP conta com a parceria da Recycare, especializada na coleta e reciclagem de lixo eletrônico. Mas, afinal, de que tipo de resíduo estamos falando?

Veja abaixo uma lista dos objetos que poderão ser descartados:

Linha marrom (eletroeletrônicos)

Monitores, televisores de tubo, LCD, plasma, LED, áudio, projetores, filmadoras, aparelhos de VHS, DVD, Blu-ray, aparelhos de som e home-theaters, entre outros.

Linha azul (eletroportáteis)

Batedeiras, secadores de cabelo, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, multiprocessadoras, aquecedores, aspiradores de pó, cafeteiras, centrífugas, máquinas de costura, máquinas de escrever, micro-ondas, torradeiras, vaporizadores, ventiladores de mesa, ventiladores de chão, videogames, videokês, agendas eletrônicas, barbeadores, calculadoras, câmeras fotográficas digitais, microfones, fones de ouvido etc.

Linha verde (informática e acessórios)

Computadores desktops, notebooks, periféricos, tablets, impressoras, celulares, secretárias eletrônicas, fax, telefonia, placas de circuito integrado, reatores, fios e cabos de energia, discos rígidos, fitas de backup, copiadoras, gravadores e reprodutores de DVD, monitores, plotters, scanners, terminais de caixa, terminais inteligentes, thin clients, unidades de armazenamento externo, cartuchos de tinta, toners, acessórios, mídias, PABX, modems, MP3 players, iPods, netbooks, roteadores, smartphones, teclados, entre outros.

Linha branca (eletrodomésticos)

Refrigeradores, fogões, lavadoras, aparelhos de ar-condicionado, freezers horizontais e verticais, frigobares, lava-louças, secadoras domésticas etc.

Por que descartar esse tipo de resíduo corretamente?

Enquanto estão inteiros, os equipamentos eletrônicos não oferecem riscos à saúde. Mas quebrados e expostos ao tempo, eles  podem liberar substâncias tóxicas e poluentes, como chumbo (capaz de provocar danos ao sistema nervoso), arsênico (em níveis elevados, pode matar), berílio (causa danos ao pulmão e é potencialmente cancerígeno) e mercúrio (prejudicial aos rins, cérebro e fetos), segundo a Agência para Registro de Substâncias Tóxicas e Doenças (ATSDR), que atua nos Estados Unidos.

O que mais pode ser descartado?

Além dos eletroeletrônicos, serão recebidos dois materiais de difícil descarte: lâmpadas e isopor. Outra forma de participar da ação é por meio da doação de livros. Todos serão encaminhados para o projeto “Círculo da leitura” da própria Recycare