10 de dezembro de 2018

No verão, é preciso redobrar cuidados contra mosquito da dengue. Veja dicas

Tacio Phillip/Shutterstock

Verão lembra férias, praia, passeios ao ar livre, diversão. Mas a estação mais aguardada do ano por muitos também está associada a um problema potencialmente perigoso: o Aedes aegypti. A proliferação do mosquito, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, ocorre o ano inteiro, só que no verão ela acontece com maior intensidade, devido ao calor e às chuvas recorrentes. Por isso, é fundamental redobrar os cuidados e caprichar na prevenção.

Recentemente, a Vigilância Sanitária publicou dois materiais relacionados ao combate dessa praga. O primeiro deles explica o ciclo de vida do Aedes aegypti e traz  informações importantes para entendermos as dicas do segundo panfleto, que trata das maneiras de evitar proliferação do mosquito.

Uma das recomendações é manter as calhas sempre limpas, para que elas não acumulem água da chuva. O texto chama a atenção também para espécies vegetais que acumulam líquido, como bromélias e bambus — informação preciosa, considerando que Alto dos Pinheiros é repleto de jardins. E mesmo a água de nossos animais pode se tornar criadouro do mosquito.

Leia o material que disponibilizamos, aplique as dicas em sua casa e estimule seu vizinho a fazer o mesmo. Afinal, somente unidos teremos chance de “blindar” nosso bairro dessa desagradável ameaça.